pixel João Amaro de Matos | Universidade NOVA de Lisboa

João Amaro de Matos

João Amaro de Matos - Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa
Coordena as áreas do Ensino e Desenvolvimento Internacional

João Amaro de Matos é Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa e coordena as áreas de Ensino e Desenvolvimento Internacional. É professor catedrático de Finanças na Nova School of Business and Economics, doutorado em Física Matemática pela USP, Brasil (1988), e doutorado em Finanças pelo INSEAD (1995).

É responsável pela estratégia internacional da Universidade, incluindo acreditações, rankings, mobilidade, projetos de cooperação e contribuições para redes e alianças. Sob a sua orientação, a sua equipa criou uma base de dados da Comunidade NOVA no mundo, utilizada para apoiar uma estratégia de comunicação, angariação de fundos, colocação de talento e recrutamento internacional. Foi também responsável pelo desenvolvimento da estrutura NOVA 4 the Globe, sob a qual são coordenadas todas as atividades institucionais com foco na sustentabilidade e impacto social da universidade. Adicionalmente, durante o seu mandato a Universidade desenvolveu um Programa Pré-Universitário que recruta e prepara candidatos às licenciaturas da NOVA provenientes de mais de 45 países de fora da União Europeia, e integrou a European University Alliance EUTOPIA.

Relativamente ao portefólio educativo, João Amaro de Matos é responsável pelo estabelecimento de uma estratégia educativa para a Universidade NOVA de Lisboa, apostando na implementação de métodos pedagógicos inovadores em toda a universidade, e no repensar da oferta educativa face aos desafios pós-Covid. Este portefólio inclui o desenvolvimento e formação de docentes e não-docentes, o desenvolvimento de competências transversais, como as competências digitais e de empreendedorismo, bem como a educação para os desafios da sustentabilidade em todos os níveis de ensino.

Todas estas preocupações educativas cruzam-se diretamente com outros projetos da NOVA, nomeadamente o seu consórcio CAMPUS SUL com as Universidades de Évora e Algarve, e os seus compromissos internacionais, nomeadamente com a sua integração na Aliança EUTOPIA, e a criação de um novo campus da NOVA no Cairo.

João Amaro de Matos é ainda Vice-Presidente do Executive Board da YERUN - Young European Research Universities Network, uma associação sem fins lucrativos que reúne 22 jovens universidades orientadas para a investigação, em 15 países europeus.