pixel Projetos da NOVA distinguidos com Menções Honrosas nos Green Project Awards 2017 | Universidade NOVA de Lisboa

Projetos da NOVA distinguidos com Menções Honrosas nos Green Project Awards 2017

Prémios dintinguem trabalhos que se destacaram pelo contributo para o Desenvolvimento Sustentável em Portugal.

Logo dos Green Project Awards 2017

Os Green Project Awards 2017 (GPA) distinguiram dois projetos da NOVA com Menções Honrosas. Os projetos “BIOTESTE" e "NutraBrass" foram distinguidos na categoria “Investigação e Desenvolvimento”.

"BIOTESTE - Testes de diagnóstico rápido baseados em biopolímero produzidos por bactérias a partir de resíduos alimentares" foi desenvolvido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, particularmente pela Professora Maria Ascenção Reis e pela a Dra Filomena Freitas, ambas do Departamento de Química (DQ), e pelos Professores Elvira Fortunato, Vice-Reitora da NOVA e docente do Departamento de Ciência dos Materiais (DCM), e Rodrigo Martins, também do DCM. Já o projeto "NutraBrass - Nutracêuticos derivados de Brassicacea: processamento a alta-pressão de excedentes de vegetauis crucíferos para a recuperação de ingredientes biologicamente ativos com efeito na saúde" foi desenvolvido pelo Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), centro de investigação do qual são parceiros o Instituto de Tecnologia Química e Biológia da NOVA (ITQB-NOVA) e o Centro de Estudo de Doenças Crónicas da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas. 

Os prémios GPA distinguiram as entidades nacionais que se destacaram pelo seu contributo para o Desenvolvimento Sustentável de Portugal, numa cerimónia que teve lugar no dia 12 de janeiro no Porto, a par da V Conferência GPA’17 sobre o tema “A Cidadania e o Futuro da Sustentabilidade”. A cerimónia contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e com a Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann.

O GPA é uma plataforma multissetorial que promove as boas práticas e a discussão pública para a sustentabilidade, tendo ao longo de 10 anos distinguido mais de 120 projetos em Portugal.

Saiba mais sobre estes prémios e conheça os projetos vencedores no site da Green Project Awards