pixel Professor Rodrigo Martins é o primeiro português a ser eleito Presidente da Academia Europeia das Ciências | Universidade NOVA de Lisboa

Professor Rodrigo Martins é o primeiro português a ser eleito Presidente da Academia Europeia das Ciências

O Professor da FCT NOVA ocupará o cargo da associação internacional independente de investigadores nos próximos quatro anos.

Professor Rodrigo Martins

O Professor Rodrigo Martins, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, foi eleito Presidente da Academia Europeia das Ciências (EurASc). Esta é a primeira vez que um português é eleito para o cargo, situação que de acordo com o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação Carlos Moedas representa o “reconhecimento internacional da qualidade da comunidade científica portuguesa”.

Para o mandato de quatro anos, o Professor Rodrigo Martins tem como prioridade a abertura da Academia à comunidade através de debates e aconselhamento a instituições científicas, a criação de uma secção na EurASc de investigadores com idades compreendidas entre os 40 e 45 anos de forma a inverter a tendência do envelhecimento académico e a promoção da Academia como um organismo de literacia científica na Europa através da partilha das suas motivações e contacto com outras academias nacionais.

A Academia Europeia das Ciências (EurASc) é uma associação independente internacional de investigadores que reconhece e elege os melhores cientistas da Europa com vista ao fortalecimento da cooperação científica europeia e à utilização da experiência dos seus membros no aconselhamento de outras instituições europeias para a melhoria da investigação tecnológica e desenvolvimento social.

Fonte: FCT NOVA