pixel Conferência sobre Investigação em África junta NOVA e Universidade de Cambridge | Universidade NOVA de Lisboa

Conferência sobre Investigação em África junta NOVA e Universidade de Cambridge

Reitor da NOVA explicou que esta iniciativa é um primeiro passo para a criação do NOVA In The Globe.

NOVA Research in Africa

A Reitoria da NOVA recebeu nos ias 3 e 4 de outubro a conferência Research in Africa, primeira iniciativa resultante da colaboração institucional entre a Universidade NOVA de Lisboa e a Universidade de Cambridge. A Conferência, promovida pelo Vice-Reitor para a área Internacional, Professor João Amaro de Matos, procurou expor os investigadores de diferentes áreas a um portfólio abrangente do trabalho científico que é feito na NOVA em/sobre África, proporcionando a oportunidade de diálogo.

A Conferência, organizada em painéis temáticos, contou com a participação de mais de 50 investigadores de unidades orgânicas e de investigação da NOVA, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Lancaster (Reino Unido) - com a qual a NOVA estabeleceu em junho uma parceria estratégica, Universidade Agostinho Neto (Angola) e Universidade de Lúrio (Moçambique).

Na sessão de abertura, o Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, explicou as três razões que motivaram a realização não só desta conferência sobre a investigação África mas também de outras que irão suceder, focadas noutras regiões do globo. O primeiro objetivo diz respeito à aproximação das unidades de investigação da NOVA, num exercício que o Reitor descreveu como uma «necessidade de saírem de uma cultura de silos para se juntarem em desafios comuns e interdisciplinares». Por outro lado, como segundo objetivo, o Reitor referiu a necessidade de um reforço das oportunidades de colaboração a nível internacional, conseguido na integração em redes internacionais relevantes e suportado por financiamento internacional. A terceira razão, descrita pelo Reitor como parte do plano estratégico da Universidade, é um desafio à comunidade de investigadores da NOVA a «contribuírem com investigação colaborativa e interdisciplinar para a produção de conhecimento inovador, essencial ao apoio de iniciativas que permitam alcançar alguns do objetivos de desenvolvimento sustentável definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas».

Por parte da Universidade de Cambridge, esteve presente nesta conferência uma delegação do Cambridge Global Challenges (CGC), um centro transversal a toda a instituição que tem como objetivo promover a investigação multidisciplinar com impacto em países em desenvolvimento. Em particular, a CGC descreveu como implementa essa investigação em países em desenvolvimento e como se desenvolve o trabalho de cocriação com as comunidades locais.

NOVA Instituto de Desenvolvimento Global (NOVA In The Globe)

A criação do NOVA Instituto de Desenvolvimento Global (NOVA In The Globe) é uma das apostas estratégicas da NOVA que, à semelhança do modelo do Cambridge Global Challenges (CGC), é concebido como um centro transversal a toda a instituição que promove a convergência e a interdisciplinaridade de áreas e cuja investigação é guiada por objetivos de desenvolvimento sustentável.

A conferência “Research in Africa”, e as que lhe sucederão no próximo ano sobre investigação na Europa, América Latina e Ásia, é um primeiro passo na construção do NOVA In The Globe. Este instituto terá uma existência tripla: virtual, através de uma plataforma digital que reúne oportunidades de financiamento, iniciativas e projetos de investigação; física, dispersa pelos campi da NOVA através de sinergias das áreas e unidades de investigação já existentes; e finalmente uma outra forma de existência física, fora da NOVA, que compreende todos os lugares do mundo onde decorram iniciativas promovidas pelo Instituto.