pixel Não-Docentes | Universidade NOVA de Lisboa

Não-Docentes

Os colaboradores das Unidades Orgânicas são considerados peça-chave na identidade da NOVA enquanto academia de excelência. Aos recursos humanos da NOVA, nos mais diversos setores administrativos ou académicos, também são dadas oportunidades de mobilidade, tal como sucede com os estudantes, docentes ou investigadores. Em razão das mobilidades de curta duração fora do país, os colaboradores da NOVA têm tido uma ação fundamental no processo de evolução da NOVA enquanto uma das mais prestigiadas universidades portuguesas. Enquanto estas mobilidades podem ocorrer para qualquer IES ou outra entidade europeia que seja considere conveniente, tendo em conta os objetivos de cada mobilidade, há também a possibilidade de se efetuarem mobilidades para IES Parceiras de fora da Europa.

Cooperação Internacional

Podem ocorrer mobilidades para dentro ou fora da Europa ao abrigo de Protocolos Gerais de Cooperação/Termos Aditivos. O colaborador interessado deverá consultar o mapa da NOVA no Mundo e verificar com que países e IES Parceiras existe cooperação. Para mais informação relativa à cooperação internacional no âmbito Protocolos Gerais de Cooperação, o colaborador deverá contactar o gabinete de apoio à mobilidade da respetiva Unidade Orgânica.

Mobilidades Erasmus+

A mobilidade de pessoal para fins de formação Erasmus+ tem como objetivo apoiar o desenvolvimento profissional de pessoal docente e não docente da NOVA através de períodos de formação/trabalho (excluindo conferências) numa Instituição de Ensino Superior (IES) ou noutra organização europeia considerada pertinente em termos profissionais.

Para mais informações acerca dos objetivos e possibilidades deste tipo de mobilidade, bem como os procedimentos de candidaturas, por favor consulte Missões de Ensino e Formação.

Para além destas mobilidades Erasmus+ intra-Europeias, que podem ocorrer para qualquer IES ou outra entidade europeia que seja considerada conveniente tendo em conta os objetivos individuais de cada mobilidade, existe ainda a possibilidade de os colaboradores efetuarem mobilidades para fora da Europa.

O Programa Erasmus+, mais concretamente através do International Credit Mobility (ICM), concede ainda oportunidades a colaboradores que queiram formação/trabalhar durante um curto período de tempo numa IES Parceira não Europeia.

Atualmente, a NOVA coordena os seguintes Projetos ICM:

A mobilidade de colaboradores da NOVA tem aumentado significativamente nos últimos anos, sendo notória a procura de formação e experiência internacional. Este tipo de mobilidade é amplamente incentivada em todas as Unidades Orgânicas e postula como fulcral para a crescente internacionalização da NOVA.