pixel Alunos da FCT-UNL sagram-se finalistas da European Innovation Academy | Universidade NOVA de Lisboa

Alunos da FCT-UNL sagram-se finalistas da European Innovation Academy

Alunos da FCT NOVA desenvolveram o PlayDXTR, um projeto que procura promover o desenvolvimento intelectual das crianças.

PlayDXTR na European Innovation Academy 2014

400 alunos oriundos de todo o mundo encontraram-se com o objetivo de desenvolverem diversos projetos na área da inovação tecnológica. Este programa, organizado pela Universidade de Talin na Estónia, Berkeley e Stanford na Califórnia USA, pretende ser uma aceleradora em três semanas. Aulas, mentores, competições várias e muito conhecimento internacional fizeram valer a entrada e a viagem até à Riviera Francesa.

Sara Carmali e Vasco Caetano, alunos do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologias da NOVA desenvolveram neste programa “um projeto que teve como objetivo principal procurar melhorar a qualidade de vida das crianças, promover o seu desenvolvimento intelectual e tornar possível aos pais detetar antecipadamente problemas do foro clínico (motores e cognitivos) que os seus filhos possam ter. Apesar de não ser a nossa área de estudo, estamos interessados em expandir a nossa mente e adquirir novos conhecimentos em diferentes áreas nomeadamente na área da saúde que abordam as capacidades cognitivas e neurológicas”.

O PlayDXTR é um brinquedo pedagógico, com o formato de um cubo composto por uma inteligência física associada a duas apps que são personalizadas, sendo o “KidApp” destinado a crianças e o “ParentApp” indicado aos pais. Em termos da sua arquitetura e design, o brinquedo consiste num conjunto de 27 cubos padrão (3,5 cm3 cada) com quatro arestas magnéticas no qual estão embutidos aparelhos eletrónicos que permitem a recolha de dados associados à forma como é manuseado pela criança, permitindo a criatividade através de tarefas simples e/ou complexas. Funciona como um treinador de destreza que desafia as habilidades cognitivas e motoras da criança: as crianças recebem instruções sobre o que fazer com os cubos, dependendo da sua idade, e os dados são recolhidos e guardados, enquanto estas estão a jogar. A informação guardada pode ser seguida através da “ParentApp” pelos pais, permitindo assim o seu acompanhamento e intervenção atempada sempre que necessário.

Este programa foi divulgado em Portugal pelo Gabinete de Empreendedorismo da Universidade NOVA de Lisboa.

Vasco Caetano refere: “Este programa enquadra-se perfeitamente no nosso projeto académico, pelos desafios colocados e também por nos proporcionar novas competências, conhecer realidades académicas e profissionais diferentes das nossas, em suma, alargar horizontes, processo que foi muito motivador e enriquecedor para nós”.

Como balanço final, Sara Carmali destaca que “decorridas 3 semanas de intenso trabalho em equipa, não só sentimos que conseguimos concretizar a nossa ideia e objetivos definidos como também crescemos como indivíduos. É sem dúvida uma experiência a recomendar a qualquer um dos nossos colegas de faculdade”.