pixel Inscrições abertas para cursos e iniciativas de verão na NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Inscrições abertas para cursos e iniciativas de verão na NOVA

Faculdades e institutos da Universidade NOVA de Lisboa organizam várias iniciativas e cursos entre os meses de junho e setembro. 

Verão na NOVA 2017

A Universidade NOVA de Lisboa promove mais uma vez um verão educativo e dinâmico através das várias iniciativas organizadas pelas suas faculdades e institutos durante os meses de junho a setembro.

 

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas: As Ciências Sociais e Humanas marcam encontro este verão na FCSH/NOVA numa série de iniciativas que visam promover o trabalho dos Departamentos e Unidades de Investigação:

  • Escola de Verão: 10 de julho a 11 de agosto (1.º período); 21 de agosto a 9 de setembro (2.º período)

A FCSH/NOVA oferece cursos em várias áreas em mais uma edição desta iniciativa de admissão livre (não necessita de certificado ou candidatura prévia). Este ano existem duas modalidades de participação: uma de 25 horas (onde existe a possibilidade de obtenção de ECTS) e outra de 15 horas, mais intensiva. As inscrições abrem a 15 de maio e estendem-se até 30 de junho para os cursos que acontecem em julho, e até 4 de agosto para os cursos que tomam lugar em agosto e setembro.

Durante duas semanas, os potenciais candidatos à FCSH/NOVA podem conhecer as 14 licenciaturas da faculdade através de atividades dinâmicas que vão permitir conhecer melhor a escola e os futuros professores e colegas.

A FCSH/NOVA sai da capital e ruma até à Batalha para uma Summer School interativa em torno da Idade Média, combinando uma aprendizagem teórica com uma abordagem prática em campo. As inscrições estão abertas até 15 de junho.

Para os amantes do estudo da Linguagem, a FCSH/NOVA organiza esta Summer School com 10 cursos oferecidos em quatro áreas diferentes: Psycholinguistics & Generative Grammar, Text & Discourse Linguistics, Terminology & Lexicography e Cognitive Linguistics. As inscrições estão abertas até ao dia 20 de junho.

 

Nova School of Business and Economics: A Nova SBE propõe várias atividades destinadas a diferentes públicos:

Destinada a estudantes do ensino secundário nacionais e internacionais interessados em estudar na Nova SBE, esta semana tem como objetivo a descoberta das áreas da Economia e Gestão e da vivência universitária na escola e na cidade de Lisboa. Inscrições abertas até dia 19 de junho.

Para os alunos de licenciatura ainda indecisos sobre o futuro, a Nova SBE propõe duas semanas intensivas entre Lisboa e Cascais focadas em saídas profissionais. O objetivo é que os estudantes compreendam as áreas de atuação de diferentes organizações e descubram as carreiras que mais se adequam ao seu perfil.

A iniciativa aposta num contacto próximo com profissionais de várias áreas com vista ao desenvolvimento de escolhas relevantes profissionais e académicas, mas não descura também a diversão que Lisboa e Cascais proporcionam. As inscrições estão abertas a alunos de 2º e 3ºanos de licenciatura até dia 10 de junho.

A Nova SBE organiza esta semana destinada a alunos estrangeiros na área de Gestão de Empresas, associando uma aprendizagem teórica sobre o ambiente empresarial do mercado europeu com uma abordagem prática através de visitas a empresas. Durante a semana os participantes terão quatro disciplinas e quarto visitas a empresas, havendo a possibilidade de ganhar ECTS. A iniciativa proporciona ainda aos estrangeiros um dia dedicada a atividades culturais para dar a conhecer o melhor de Lisboa. Inscrições abertas até dia 10 de junho.

Na segunda edição desta iniciativa, a Nova SBE convida alunos de doutoramento nacionais e estrangeiros para atividades focadas em investigação e metodologia com o objetivo de melhorarem os seus trabalhos de projeto. A PhD Summer School consiste em duas semanas, cada uma focada numa área diferente e destina-se a alunos de doutoramento com mestrado em Economia, Finanças ou outras áreas relacionadas. Inscrições abertas até dia 10 de maio.

 

NOVA Information Management School: A NOVA IMS convida os interessados na área das novas tecnologias de informação a participarem num dos quatro cursos de verão oferecidos este ano:

Este curso, que decorre apenas na parte da tarde, destina-se a principiantes interessados nos sistemas SEM e PLS-SEM com vista à compreensão de modelos de equações estruturais necessários para testar teorias em ciências sociais. Podem candidatar-se profissionais e investigadores da área assim como alunos de mestrado ou doutoramento. Inscrições abertas até dia 31 de maio.

Para aqueles que gostam de linguagens de programação, o curso C# é ideal para o desenvolvimento de uma base sólida para programação orientada a objetos e abre caminho à aprendizagem de outros métodos padronizados para computador. Inscrições abertas até 1 de junho.

Este curso de três dias oferece a possibilidade de aprendizagem de uma base sólida da linguagem Python, seguida de uma aplicação prática em inteligência artificial. O objetivo será desenvolver agentes computacionais capazes de jogar o famoso Pac-Man de forma autónoma. Inscrições abertas até 1 de junho.

Para os fãs do equipamento hardware, a NOVA IMS disponibiliza este curso de introdução aos processos básicos de construção de microprocessadores. O objetivo será a construção virtual (através de uma ferramenta de software) de um CPU de 8 instruções. Inscrições até dia 10 de junho.

 

Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier:

O ITQB oferece a oportunidade de experimentar a ciência num verdadeiro ambiente de investigação. Durante uma semana, os laboratórios de 19 áreas diferentes abrem portas a 30 investigadores prospetivos para pesquisa científica, sessões de discussão e workshops. A iniciativa promete ainda uma dose de atividades sociais para interagir com cientistas, mas acima de tudo para promover um verão divertido junto da ciência.

Podem candidatar-se à Summer Science todos os alunos de licenciatura portugueses ou estrangeiros que frequentem o 2º ou 3º ano. É ainda oferecida a possibilidade de ganhar ECTS. Inscrições abertas até dia 30 de Abril.