pixel Investigadora da NOVA distinguida com bolsa ERC de 1,7 milhões de euros para estudo de células estaminais do cérebro | Universidade NOVA de Lisboa

Investigadora da NOVA distinguida com bolsa ERC de 1,7 milhões de euros para estudo de células estaminais do cérebro

Prémio possibilita continuação do projeto nos próximos cinco anos. 

Catarina Homem, investigadora do CEDOC da NMS | FCM, vencedora de uma bolsa do Concelho Europeu de Investigação (ERC)

O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council - ERC) distinguiu Catarina Homem, investigadora principal do CEDOC - Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, com uma bolsa no valor de 1,7 milhões de euros. A ERC Starting Grant irá apoiar o trabalho da investigadora nos próximos cinco anos.

A cientista recebeu este financiamento pelo projeto sobre a regulação de células estaminais neuronais. Catarina Homem estuda o desenvolvimento animal e a forma como as células estaminais dão origem às diferentes células do organismo, no sítio e tempo certo, usando a mosca da fruta como modelo de investigação.

Após receber a notícia da atribuição da ERC Starting Grant Catarina Homem afirmou que “Ter recebido este prémio tão competitivo é um reconhecimento da minha carreira e da nossa visão científica. Este financiamento vai permitir expandir a minha equipa, comprar equipamento de vanguarda, para além de que nos vai permitir testar as nossas hipóteses e seguir todos os resultados sem restrições.”