pixel Investigadores da NOVA entre os responsáveis pela descoberta do maior anfíbio fóssil na Gronelândia | Universidade NOVA de Lisboa

Os paleontólogos Marco Marzola e Octávio Mateus integram a equipa que descobriu a espécie com 208 milhões de anos.

Fotografia das ossadas do Maior Anfíbio Fóssil da Gronelândia

Uma equipa internacional de paleontólogos, da qual fazem parte dois investigadores da Universidade NOVA de Lisboa, anunciou no dia 16 de maio a descoberta de um anfíbio fóssil gigante na Gronelândia que terá vivido há 208 milhões de anos. Este será o maior anfíbio da Gronelândia descoberto até hoje.

O italiano Marco Marzola, estudante de doutoramento na Faculdade de Ciência e Tecnologias da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA), é o principal autor do estudo da nova espécie batizada 'Cyclotosaurus naraserluki' que acaba de ser divulgado na publicação científica "Journal of Vertebrate Paleontology". O estudo contou ainda com a participação do português Octávio Mateus, também da FCT NOVA, com o norte-americano Neil Shubin da Universidade de Chicago e ainda com o dinamarquês Lars Clemmensen, da Universidade de Copenhaga.

A descoberta da espécie com um crânio de 57 centímetros e 2,5 metros de comprimento e a comparação com outros fósseis permite aos investigadores concluir que, ao contrário do que se pensava, a Gronelândia tem mais semelhanças em termos paleontológicos com a Europa do que com a América do Norte.