pixel Reitor da NOVA fala sobre autonomia, liberdade e responsabilização das universidades – com vídeo | Universidade NOVA de Lisboa

O Reitor da NOVA participou na conferência anual da European University Association.

Autonomia

A European University Association (EUA) realizou a sua conferência anual em Bergen, Noruega de 6 a 7 de abril desta vez sobre o tema “Autonomia e liberdade: A sustentabilidade das Universidades no futuro”.

Atualmente espera-se que as universidades cumpram a sua missão (tradicional) de ensino e investigação mas que também exerçam outros papéis diversos a nível da sociedade. Para terem sucesso neste contexto, as universidades têm que poder tomar decisões nos assuntos que as afetam diretamente tais como a gestão, finanças, recursos humanos e perfil académico.

O Reitor da NOVA, Professor António Rendas, foi o orador convidado desta conferência onde partilhou a sua experiência e conhecimento acerca da Universidade NOVA de Lisboa mas também do sistema de ensino superior português com uma apresentação intitulada  “University Autonomy in Europe – NOVA University within the context of Portugal”.

A EUA partilhou esta apresentação no Facebook. Para ver a apresentação “University Autonomy in Europe – NOVA University within the context of Portugal” pelo Reitor António Rendas por favor avance o vídeo até ao minuto 6:15.

O Reitor da NOVA foi entrevistado pelo Times Higher Education sobre o tópico da autonomia universitária. (Artigo em inglês; para utilizadores registados).

Créditos foto: Luís Água