pixel Cátedra ERA da Comissão Europeia para projeto de inovação social da Nova SBE | Universidade NOVA de Lisboa

Cátedra ERA da Comissão Europeia para projeto de inovação social da Nova SBE

A Comissão Europeia selecionou para financiamento o projeto SOCIALinNOVA-HUB, a primeira Cátedra ERA da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) que ambiciona posicionar a escola como a referência europeia na investigação em Inovação Social.

Este projeto de 2,5 M € tem por base o pioneirismo e credibilidade que Portugal tem assumido na implementação de iniciativas de Inovação Social, assim como o forte envolvimento da Nova SBE em ações deste tipo. Vai ainda contribuir para a implementação de mudanças estruturais na escola, ampliando a sua capacidade de investigação, visibilidade e competitividade.

O SOCIALinNOVA-HUB irá apoiar o recrutamento de um professor e investigador internacionalmente reconhecido na área da Inovação Social, e da sua equipa, para desenvolver esta área na Nova SBE, atuando nas três dimensões principais de intervenção da escola – educação, investigação e envolvimento da comunidade.

Entre os objetivos deste projeto destacam-se a melhoria da qualidade dos programas de ensino em Inovação Social, o desenvolvimento de processos internos que contribuam para a consolidação da excelência da investigação, e a expansão das redes internacionais de investigação da escola. Esta Cátedra ERA irá também dar um forte contributo para a construção do Espaço Europeu de Investigação.

A Inovação Social é o caminho necessário para a cooperação, solidariedade, convergência social e económica, empreendedorismo e inovação e contribuirá diretamente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A propósito da atribuição desta importante cátedra, João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa comenta “A inovação social e a atração de talento são eixos estratégicos da Universidade NOVA de Lisboa, cujo propósito é servir a comunidade através do conhecimento. Só assim podemos contribuir para uma sociedade mais equitativa, justa, coesa e inclusiva. À Nova SBE, os meus parabéns pelo trabalho desenvolvido, que a todos nos enche de orgulho”.