pixel Cientistas do ITQB NOVA desvendam respiração de bactéria do fundo do mar dos Açores | Universidade NOVA de Lisboa

Descoberta foi publicada na revista Nature Communications, do grupo Nature

Respiração Bactéria ITQB

Cientistas do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), liderados pela investigadora Manuela Pereira, conseguiram determinar a estrutura exacta do complexo proteico, uma máquina molecular que permite à bactéria termófila Rhodothermus marinus obter energia. A bactéria estudada é um termófilo, isolada na Praia da Ribeira Quente nos Açores. Há muitos anos que os cientistas estudam esta bactéria em laboratório por diversos métodos, mas agora conseguiram um grande avanço graças à técnica de criomicroscopia eletrónica, distinguida com o Prémio Nobel da Química em 2017. Em colaboração com colegas do Instituto Max Planck, na Alemanha, obtiveram informação fundamental para perceber como é que aquela "máquina molecular" converte energia para a bactéria. Os resultados foram publicados no dia 30 de abril na revista Nature Communications, do grupo Nature.

«A energia está na base da vida, todos os organismos dependem de mecanismos constantes de transformação de energia para crescerem e se reproduzirem» lembra a investigadora principal Manuela Pereira. «Nos eucariotas, como nós, as cadeias respiratórias encontram-se na mitocôndria e são constituídas por quatro complexos proteicos, utilizando oxigénio. As bactérias possuem cadeias respiratórias mais diversificadas, podendo utilizar outros compostos para além do oxigénio. Esta diversidade permite às bactérias uma grande versatilidade de ocupação do território, podendo colonizar desde fossas vulcânicas com temperaturas de quase 100 °C até ao interior do corpo humano. Este trabalho descreve um novo complexo respiratório bacteriano, contribuindo assim para o conhecimento da grande diversidade dos microorganismos».

Mais informações sobre esta descoberta e artigo completo disponíveis no site do ITQB NOVA

Saiba mais sobre a técnica utilizada nesta descoberta recordando o projeto para a criação do primeiro Centro Nacional de Criomicroscopia Eletrónica, no qual cientistas da NOVA estão também envolvidos.

Equipa de investigadores do ITQB NOVA no Laboratório da investigadora Manuela M. Pereira.