pixel Cientistas do ITQB NOVA entre os investigadores que revelaram a primeira sequência do genoma do sobreiro | Universidade NOVA de Lisboa

Iniciativa que envolveu cientistas de quatro instituições nacionais é o maior projeto de sequenciação levado a cabo em Portugal.

Sobreiro

Foi revelada no meio científico, no dia 23 de maio, a primeira sequência do genoma do sobreiro. Embora ainda não na sua versão final, esta é a informação mais completa jamais disponibilizada à comunidade, tendo resultado do esforço de uma equipa portuguesa onde se incluem cientistas do ITQB NOVA e de outras quatro instituições (CEBAL, que coordena o projeto, Biocant, iBET e INIAV).

No projecto intitulado “Genosuber – Sequenciação do genoma do sobreiro (Quercus suber)”, a equipa de investigadores identificou a sequência de mais de 900 milhões de pares de bases do ADN de uma árvore selecionada. Comparativamente, o genoma do sobreiro é maior que o do arroz, mas tem apenas 1/3 da dimensão do genoma humano. Este é o maior projeto de sequenciação levado a cabo em Portugal, sendo particularmente relevante pelo facto de ter sido realizado num símbolo nacional, tendo em consideração que o sobreiro foi declarado pela Assembleia da República como árvore nacional em dezembro de 2011.

O trabalho está já disponível a todo o mundo, através de uma base de dados internacional e gratuita, constituindo uma importante ferramenta para o avanço do conhecimento da genética do sobreiro, muito em particular para as equipas de investigadores nacionais que há muito aspiravam aceder à sequência do genoma do sobreiro para alicerçar os seus trabalhos de investigação científica e de apoio à fileira do sobreiro e da cortiça

Margarida Oliveira, investigadora do ITQB NOVA e uma das autoras, referiu que «tem sido um prazer estarmos envolvidos neste projeto desde a sua criação. O ITQB NOVA tem estado envolvido em várias fases do projeto, desde a preparação e angariação de fundos ao levantamento de uma equipa, incluindo agentes públicos e privados; mas também em trabalho de campo e laboratório através da colecta de amostras, isolamento do núcleo e ADN, análise bioinformática, interpretação e discussão de resultados e, claro, através da contribuição para a escrita do próprio artigo». A cientista acrescentou ainda que «sequenciar o genoma do sobreiro foi uma tarefa muito complexa que perimitirá ir mais além no conhecimento da sua genética e que terá implicações não só na Ciência mas também na Cultura e Economia».

O estudo continua a progredir para aprofundar e aperfeiçoar a sequência agora tornada pública. A disponibilização de uma melhor versão do genoma do sobreiro está prevista ainda para 2018. Em paralelo, a equipa de investigação está também a investigar os processos biológicos envolvidos na formação e qualidade da cortiça, e a gerir uma população de sobreiros F1, a única população de sobreiros com pedigree conhecido, recurso muito importante para a investigação em sobreiro.

Este projecto arrancou em finais de 2013 com financiamento do programa InAlentejo, e atraindo diversos patrocinadores privados, como a Corticeira Amorim, a Cork Supply e a Caixa de Crédito Agrícola. O projeto já conquistou o prémio Vida Rural Alqueva (em Abril 2015) e o prémio de Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola, na categoria “Projetos de Elevado Potencial Promovido por Associado do Crédito Agrícola(em Dezembro 2015).

A sequência do genoma do sobreiro (primeira versão) e a anotação do genoma do sobreiro estão disponíveis no no site do NCBI, National Center for Biotechnology Information.

Fonte: ITQB NOVA