pixel COVID -19 - Comunicado do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas - 10 de março | Universidade NOVA de Lisboa

COVID -19 - Comunicado do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas - 10 de março

 

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), reuniu em sessão plenária no dia 10 de março de 2020.

No seguimento da sessão, onde foi analisada a evolução da situação relativa à COVID-19, bem como as indicações expressas pela autoridade nacional de saúde, foi emitido o seguinte comunicado, cujo texto reproduzimos:

COMUNICADO DO CRUP

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), reunido em sessão plenária no dia 10 de março de 2020, na Universidade da Beira Interior, analisou a evolução da situação relativa à COVID-19, bem como as indicações expressas pela autoridade nacional de saúde.

Faz notar que as pessoas identificadas como contactos com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 têm vindo a ser contactadas e acompanhadas pela autoridade de saúde e submetidas a isolamento profilático.

Da interação permanente com as autoridades de saúde resulta a convicção de que até ao momento não há razões de saúde pública que justifiquem o encerramento de instalações das instituições universitárias, à semelhança do que acontece com a generalidade dos setores de atividade em Portugal.

Atendendo a que até agora somente foram encerradas, por indicação das autoridades competentes, Escolas/edifícios onde foram identificados casos positivos de coronavírus, o CRUP irá aguardar a decisão que decorra da reunião entre o Governo e o Conselho Nacional de Saúde Pública, agendada para amanhã, dia 11 de março.

O CRUP permanecerá atento ao desenrolar da situação e tomará todas as medidas que as autoridades de saúde considerem necessárias para a proteção da comunidade.

O CRUP renova o apelo à comunidade académica das diferentes instituições para que continue a observar as medidas básicas de higiene e de distanciamento social recomendadas pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais para a contenção da propagação da COVID-19.

UBI, 10 de março de 2020