pixel COVID-19: resposta rápida de Portugal à pandemia explicada à estação alemã ARD1 por Alexandre Abrantes, da ENSP NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

ARD1

O Professor Alexandre Abrantes, da Escola Nacional de Saúde Pública da NOVA, falou com o canal de televisão alemão ARD1 sobre a rápida resposta de Portugal à pandemia de COVID-19 que permitiu que o país se afastasse dos cenários mais críticos verificados nos países vizinhos, sobretudo Espanha.

A peça retrata a situação portuguesa através do cenário vivido no Hospital Militar do Porto e num lar em Branca (Albergaria-a-Velha, Aveiro), expondo a fragilidade da população idosa e mostrando as ações que têm sido levadas a cabo para conter a pandemia neste grupo, como o recurso a operacionais de saúde militares.

Nas declarações à estação alemã, Alexandre Abrantes explica que o facto das infeções terem chegado com algum atraso a Portugal constituiu uma vantagem, ao permitir que o governo se preparasse perante o que se tinha passado em Espanha e Itália duas semanas antes.

Leia a tradução da peça, disponível na versão original em alemão no site da ARD1.