pixel Da academia ao mercado: NOVA integra plataforma de transferência de tecnologia que liga universidades a empresas | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA é a primeira Universidade Portuguesa a integrar a IN-PART.

Logótipo IN PART

A NOVA é a primeira universidade portuguesa a integrar a IN-PART, uma plataforma de promoção de tecnologia e inovação que liga atualmente cerca de 230 universidades e institutos de investigação de todo o mundo a mais de 5500 empresas. Através de um método de matchmaking, a plataforma procura estabelecer uma ligação entre o conhecimento produzido na academia e as necessidades do mercado.

A ferramenta online permite às universidades exporem os seus projetos de investigação e inovação com o objetivo de encontrarem parceiros de negócio. Por sua vez, empresas e organizações tem acesso livre a essa informação que constitui uma forma simplificada para encontrar oportunidades de colaboração.

Desde o seu lançamento em 2014, a ferramenta online já promoveu mais de 6.000 interações entre representantes do mundo académico e empresarial, das quais 75% foram entre parceiros internacionais. Entre as instituições académicas que já beneficiaram desta plataforma encontram-se as Universidades de Columbia, Pensilvânia, Vienna, Otago, Osaka, Oxford, Cambridge e Edimburgo. As empresas incluem a Bayer, a Johnson & Johnson, a Pfizer, a Pepsico, Unilever, Samsung, Volkswagen, entre muitas outras.

Com o objetivo de se tornar uma Universidade Global e Cívica, a NOVA está empenhada em colocar o seu ensino e investigação ao serviço do desenvolvimento local, regional e global. Tendo em conta esta visão, a criação de valor através da promoção de transferência de tecnologia e inovação apresenta-se como uma das grandes missões da instituição.