pixel Dr. Denis Mukwege, médico e Nobel da Paz, recebeu doutoramento honoris causa pela NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Dr. Denis Mukwege, médico e Nobel da Paz, doutoramento honoris causa

No dia 27 de maio, a Universidade NOVA de Lisboa atribuíu título de Doutor Honoris Causa ao Dr. Denis Mukwege, médico e Nobel da Paz (2018). A cerimónia solene decorreu no Grande Auditório da Nova School of Business & Economics, Campus de Carcavelos.

O Professor Daniel Traça, Diretor da Nova SBE, fez o elogio do doutorando e o Diretor da NMS|FCM, Professor Jaime Branco, foi o padrinho.

Na sua intervenção, o Professor Daniel Traça classificou Denis Mukwege como um herói da esperança que desenvolveu um percurso notável caracterizado por empatia, ação, ativismo político e por um reconhecimento do impacto da sua atuação, nomeadamente através da recente distinção com o prémio Nobel da Paz.

O Diretor da Nova SBE salientou ainda a inspiração que Denis Mukwege representa para a Universidade NOVA, uma universidade do mundo, no sentido do desenvolvimento de jovens com uma dose de humanismo e preocupação com os outros e com coragem para atuar e fazer a diferença.

No seu discurso, o Dr. Mukwege confirmou a sua reputação de incansável defensor dos direitos das mulheres e deixou um apelo à ação:

“O caminho para por fim à violência sexual ainda parece longo. Mas mantemos a confiança no futuro e na natureza humana. A liberdade de expressão dos sobreviventes deixa-nos otimistas. Estamos todos envolvidos, e cada um de nós na sua esfera de ação pode ajudar a por um fim à violação e a outras formas de violência sexual ou com base no género. Não podemos ficar indiferentes aos milhares de mulheres em todo o mundo que são alvo de tratamento desumano simplesmente porque nasceram mulheres. Durante demasiado tempo, a indiferença esteve na base da nossa omissão em agir. O tempo agora já não é para a indignação mas sim para a ação.”

A fechar a sessão, o Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, enalteceu o trabalho, coragem e heroísmo do Dr. Mukwege nas lutas que tem travado e enumerou as “batalhas” nas quais a Universidade NOVA participa, todas elas pela paz e por um mundo melhor, – “na luta pela criação e disseminação de conhecimento e contra a ignorância e o preconceito; pelo respeito mútuo e defesa de valores humanistas; por uma sociedade mais desenvolvida e harmoniosa; por um mundo mais próspero, justo e sustentável”.

Leia aqui o discurso do Reitor