pixel Encontrado quarto ninho de dinossauro na Lourinhã em escavações coordenadas pela FCT NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Encontrado quarto ninho de dinossauro na Lourinhã em escavações coordenadas pela FCT NOVA

Descobertos os ninhos de dinossauros mais antigos da Europa.

Terminaram no sábado, dia 15 de junho, as campanhas de escavações de um grande ninho de dinossauro carnívoro, descoberto na Praia do Caniçal, na Lourinhã, que se presume ser da espécie Lourinhanosaurus antunesi. A confirmar-se, este é o quarto ninho a enquadrar as coleções do Museu da Lourinhã e a ser encontrado neste concelho.

As escavações organizadas pelo Museu da Lourinhã, contaram com a coordenação científica da FCT NOVA, bem como com o apoio financeiro desta instituição através do projeto XTaleggs, e pelo Dino Parque da Lourinhã, através da contrapartida financeira pelas entradas dos visitantes.

Com 152 milhões de anos, estes são também os ninhos de dinossauros mais antigos da Europa. Os paleontólogos ainda não sabem a razão para se descobrirem tantos ovos desta espécie na região, mas uma coisa é certa: este parecia ser o local ideal para os Lourinhanosaurus nidificarem.