pixel Projeto de investigação sobre "demência nos cuidados de saúde primários" recebe Bolsa de Investigação Bayer|NOVAsaúde Ageing 2018 | Universidade NOVA de Lisboa

Esta bolsa, criada em parceria com a Bayer Portugal, tem como objetivo financiar a investigação feita na área do Envelhecimento.

No âmbito da sua plataforma estratégica NOVAsaúde, a NOVA tem como de primordial relevância a investigação na área do Envelhecimento, promovida pelo grupo NOVAsaúde Ageing. Foi neste sentido que foi criada, em parceria com a Bayer Portugal, L.da, a Bolsa de Investigação Bayer|NOVAsaúde Ageing 2018, no valor total de 7.500,00€ (sete mil e quinhentos euros).

A atribuição do prémio teve lugar durante o YERUN Research Workshop - Health and Ageing, Digital Health and New Technologies, no dia 17 de junho, tendo sido entregue pela Dr.ª Isabel Fonseca Santos, Bayer Medical Director, à Dr.ª Conceição Balsinha e ao Professor Manuel Gonçalves Pereira, da NOVA Medical School| Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM).

Os dois professores premiados fazem parte de uma equipa maior, constituida por Isabel Santos, Maria J. Marques, da NMS|FCM; Sónia Dias, Vítor Ramos e Teresa Maia, Escola Nacional de Saúde Pública da NOVA (ENSP-NOVA). Como colaboração internacional, a equipa conta ainda com Steve Iliffe (University College London, UK), Gabriel Ivbijaro (Waltham Forest Community & Family Health Services, UK, and NMS|FCM).

O projeto que está a ser desenvolvido, intitulado “Dementia in primary care: the patient, the carer and the doctor in the medical encounter”, centra-se nas pessoas com demência, incluindo doença de Alzheimer, debruçando-se sobre as barreiras e os facilitadores da comunicação clínica nos cuidados de saúde primários em Portugal.

O Professor Manuel Gonçalves Pereira explica que "Os cuidados primários poderiam desempenhar um papel único na área das demências, em ligação com a Neurologia e a Psiquiatria, por exemplo no diagnóstico atempado, no acompanhamento pós-diagnóstico ou no apoio continuado às famílias. Porém, essa não é a realidade em Portugal, nem noutros países. Há que considerar a pessoa com demência e os familiares-cuidadores (naturalmente envolvidos nas consultas de Medicina Geral e Familiar), em interacção com o médico. Sabe-se que as dinâmicas comunicacionais influenciam resultados clínicos e satisfação com os serviços, mas há ainda muito a estudar neste campo. A equipa recorrerá a métodos de investigação qualitativos para analisar registos de consultas em tempo real. Os resultados serão discutidos em grupos de utentes dos serviços e de profissionais de saúde, produzindo recomendações simples que possam inspirar as políticas nacionais nesta área."