pixel Equipa da NOVA descobre processo inovador a nível mundial para atingir a neutralidade carbónica | Universidade NOVA de Lisboa

Descoberta de investigadores do ITQB NOVA e da FCT NOVA pode ser a chave para resolver um dos maiores desafios à sustentabilidade do planeta.

Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) e da unidade de investigação UCIBIO da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA) descobriram uma proteína inovadora com capacidade de reduzir o dióxido de carbono da atmosfera.

Os investigadores Inês Cardoso Pereira e Rita Oliveira (ITQB NOVA) e Maria João Romão e Cristiano Mota (UCIBIO - FCT NOVA) publicaram um estudo na revista científica ACS Catalysis que indica novos caminhos para resolver um dos maiores desafios atuais para a sustentabilidade do planeta: a neutralidade carbónica.

Com o dióxido de carbono na atmosfera da Terra no nível mais elevado da história da humanidade, vários países a nível mundial estão comprometidos em alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Para alcançar esse objetivo, a emissão global de gases de efeito estufa deve ser equilibrada com a captura de dióxido de carbono. O solo, as florestas e os oceanos são os principais agentes naturais de retenção de carbono, mas não são suficientes para alcançar a neutralidade do carbono. Desta forma, é crucial encontrar novos catalisadores que permitam a redução de CO2 em quantidades significativas.

À esquerda, as investigadoras do ITQB NOVA Inês Cardoso Pereira e Rita Oliveira. À direita, os investigadores da UCIBIO Maria João Romão e Cristiano Mota
À direita, os investigadores da UCIBIO Maria João Romão e Cristiano Mota

Neste estudo os investigadores concentraram-se em estratégias bioquímicas que a natureza desenvolveu para converter o dióxido de carbono, tendo em vista o desenvolvimento de catalisadores mais eficientes e sustentáveis. Os investigadores foram à procura de uma bactéria comum em solos e ambientes marinhos e no intestino humano, a Desulfovibrio vulgaris. Este tipo de bactéria emprega enzimas que transformam o dióxido de carbono num combustível químico equivalente ao hidrogénio a que se chama formato. A bactéria estudada pela equipa da NOVA é especialmente ativa nesta função de redução de dióxido de carbono e invulgarmente estável mesmo na presença de oxigénio. «Essas características tornam essa enzima um modelo ideal para o estudo desse mecanismo e para o desenvolvimento de catalisadores sintéticos similares», explicou a investigadora da UCIBIO Maria João Romão.

Inês Cardoso Pereira, do ITQB NOVA, acrescenta: «Perceber o funcionamento deste processo biológico com milhões de anos de evolução pode dar-nos a chave para o desenvolvimento de novas tecnologias que permitam a redução dos níveis atmosféricos de dióxido de carbono».

O próximo passo será modificar a enzima estudada para a melhorar e poder introduzir no mercado.

Fonte: ITQB NOVA e UCIBIO - FCT NOVA

Notícias

Expresso - Portugueses identificam funcionamento de bactéria que absorve CO2 e produz combustível

RTP Online - Investigadores da Nova identificam proteína que reduz Co2 na atmofera

TVI24 - Há uma nova esperança para reduzir o CO2 na atmosfera?

Sábado - Investigadores da Nova identificam proteína que reduz Co2 na atmofera