pixel Equipa liderada por Mariana Gomes de Pinho vence Prémio Pfizer 2018 | Universidade NOVA de Lisboa

Equipa liderada por Mariana Gomes de Pinho vence Prémio Pfizer 2018

Prémios da Pfizer distinguem anualmente trabalhos em Investigação Básica e Investigação Clínica.

Mariana Gomes de Pinho distinguida com Bolsa ERC Consolidator

A investigadora Mariana Gomes de Pinho e a sua equipa venceram o Prémio Pfizer 2018 na categoria de investigação básica com um estudo sobre a divisão celular nas bactérias e a resistência a antibióticos. O trabalho de investigação intitulado "Peptidoglycan synthesis drives FtsZ treadmilling-independent step of cytokinesis" foi publicado na revista Nature em fevereiro deste ano.

Os prémios anuais da Pfizer distinguem os melhores trabalhos em investigação básica e clínica desenvolvidos, parcialmente ou na totalidade, em instituições portuguesas por investigadores nacionais ou estrangeiros. Ao vencedor de cada categoria é atribuído um prémio pecuniário de 20.000 euros.

«Estamos orgulhosos com esta distinção. É um reconhecimento do trabalho de nossa equipa em pesquisa básica para entender como as bactérias patogênicas crescem e se dividem. Entender os mecanismos celulares básicos envolvidos na divisão celular é fundamental para encontrar novas maneiras de lidar com a resistência a antibióticos em todo o mundo», disse Mariana Gomes de Pinho. «Estou muito feliz que, enquanto equipa, fomos capazes de alcançar os resultados que levaram a este artigo».

A cerimónia de entrega dos Prémios Pfizer decorreu ontem ao final da tarde em Lisboa e contou com a conferência "Sociedades Inteligentes ou Sociedades Sustentáveis?" proferida pela Vice-Reitora da NOVA, Professora Elvira Fortunato.

Cerimónia Entrega de Prémios Pfizer
Equipa do ITQB NOVA vencedora do Prémio Pfizer na categoria de "Investigação Básica" na cerimónia de entrega dos Prémios.