pixel Estágios virtuais com benefícios reais para os estudantes | Universidade NOVA de Lisboa

Estágios virtuais com benefícios reais para os estudantes

A promoção da cooperação intercultural, do conhecimento e do entendimento internacional é uma vertente da parceria estratégica entre a Universidade NOVA de Lisboa (NOVA) e a Aga Khan University (AKU).

Neste contexto, a AKU oferece um Programa de Estágios internacional. Este ano, no entanto, à luz da pandemia COVID-19, a AKU impulsionou o piloto de um Programa de Estágio Virtual que traz alunos e mentores para trabalharem juntos remotamente, permitindo que os alunos contribuam com os seus conhecimentos, desenvolvam as suas competências e dirijam as suas carreiras nestes tempos de incerteza.

Leonor Leitão, aluna de Estatística e Gestão da Informação da NOVA, aceitou o desafio de um estágio virtual e foi uma das 45 estagiárias recrutadas para o programa entre 350 candidatos. Os outros alunos selecionados vieram de nove universidades reconhecidas - nomeadamente Brown University, University of Washington, University of Alberta, University of Toronto, University of British Columbia, University of Calgary, University of Waterloo, Simon Fraser University e Western University.

Leonor avalia a sua experiência como positiva e bem sucedida:

“O meu estágio na Aga Khan University foi realizado no University Partnerships Office como estagiária de análise de dados e pesquisa. A minha experiência na AKU tem sido uma jornada incrível, pois foi a minha primeira experiência de trabalho remoto e profissional. Tem sido ótimo trabalhar num ambiente assim e poder trabalhar em projetos significativos. Este Programa de Estágio Virtual deu-me muitas coisas boas, como networking global, gestão de tempo e disciplina, habilidades de trabalho remoto e competências interculturais. No geral, foi uma oportunidade maravilhosa de aprender e compreender melhor a cultura da Universidade.”