pixel Falecimento do Professor Fernando Santana | Universidade NOVA de Lisboa

Falecimento do Professor Fernando Santana

A Universidade NOVA de Lisboa recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do Professor Fernando Santana.

Enquanto Diretor da FCT NOVA, entre 2006 e 2018, o Professor Fernando Santana contribuiu decisiva e apaixonadamente para o desenvolvimento e o prestígio nacional e internacional da Faculdade. Foi visonário na promoção de uma cultura de desenvolvimento e valorização da investigação, modernizou e inovou a escola de ciências e engenharia sem esquecer a formação cívica e cultural dos estudantes, que apoiou de forma notável.

Professor no Departamento de Ciência e Engenharia do Ambiente, “é recordado como um docente inspirador, e que soube desenvolver o ensino da engenharia do Ambiente para os desafios cada vez mais complexos.”

Para além da sua atividade pedagógica e científica na FCT NOVA, o Professor Fernando Santana ocupou inúmeros cargos nos quais promoveu a ciência, a investigação e as causas ambientais e projetou internacionalmente a imagem da NOVA e da Academia Portuguesa.

Foi Presidente fundador da Academia de Engenharia, Membro do Conselho Nacional da Água e Membro do Conselho do Euro-CASE (European Council of Academies of Applied Sciences, Technologies and Engineering). Foi Diretor Nacional do Programa Universidade do Texas em Austin | Portugal, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (MCTES). Foi Diretor do Diretor do Jornal Água & Ambiente. Representou o Ministério do Ambiente no órgão diretivo do Gabinete que, por parte do Estado, negociou a concessão e, posteriormente, supervisionou a construção da Ponte Vasco da Gama.

Em 2015 foi condecorado por S.E. o Presidente da República com o Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública, tendo, em 2016, sido distinguido pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro da Cidade.

"Lamento profundamente a perda de um grande académico e de um líder académico da Universidade NOVA de Lisboa, um colega e um amigo pessoal", palavras do Reitor da NOVA, João Sàágua, que envia sentidos pêsames a toda a família.

A NOVA está de luto e junta-se à família e amigos do Professor Fernando Santana a quem expressa os mais sentidos pêsames.