pixel Falecimento do Professor Nelson Traquina | Universidade NOVA de Lisboa

Falecimento do Professor Nelson Traquina

Antigo professor catedrático foi referência no estudo do Jornalismo em Portugal.

Nelson Traquina, 71 anos, antigo professor catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH, morreu na passada quinta-feira em Massachusetts, nos Estados Unidos, onde residia há alguns anos.
Nelson Traquina lecionou na NOVA FCSH desde o início dos anos 80 e obteve a cátedra em 1997. Foi correspondente em Portugal da agência noticiosa United Press International (UPI), tendo chegado ao país no rescaldo da revolução de abril, depois de um percurso académico nos Estados Unidos – licenciatura em Política Internacional no Assumption College e mestrado em Política Internacional na Universidade de Denver – e em França – diploma em Comunicação Social e Política na Universidade de Paris I e doutoramento em Sociologia na Universidade de Paris V.

Nelson Traquina foi um dos investigadores mais importantes e profícuos na área dos estudos jornalísticos em Portugal, tendo nomeadamente refletido sobre os elementos para uma teoria da notícia que ajudaram a compreender porque é que “as notícias são como são”, subtítulo de um dos seus livros (Teorias do Jornalismo, Volume I, 2004). Foi o primeiro académico português a sistematizar um pensamento sobre a estrutura política das notícias como bens simbólicos e a conceber o jornalismo simultaneamente como uma prática profissional e um campo de estudos e reflexão.

À família e amigos, a Universidade NOVA de Lisboa apresenta  as mais sentidas condolências.

Diário de Notícias online - Morreu Nelson Traquina, professor que marcou gerações de jornalistas

Observador online - Morreu Nelson Traquina, um dos maiores investigadores de estudos de jornalismo em Portugal

Público online - Morreu o professor de jornalismo Nelson Traquina

Renascença online - Adeus ‘Proféssor’