pixel FCT aprova 6 projetos da NOVA na 2.ª edição do RESEARCH 4 COVID-19 | Universidade NOVA de Lisboa

FCT aprova 6 projetos da NOVA na 2.ª edição do RESEARCH 4 COVID-19

Projetos da NOVA agora aprovados juntam-se aos nove financiados na primeira edição.

Research 4 Covid-19

A Universidade NOVA de Lisboa viu aprovados seis projetos no âmbito da segunda edição do RESEARCH 4 COVID-19, a linha de financiamento excecional para resposta à pandemia de COVID-19, criada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).

O RESEARCH 4 COVID-19 tem como objetivo financiar projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento, já em curso ou a desenvolver, que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na sua intervenção no combate à pandemia.

Os projetos aprovados são:

• DETECT, um projeto que tem como objetivo o desenvolvimento de um teste colorimétrico fácil, rápido e económico que permita o diagnóstico nacional autónomo da COVID-19;
  • Um estudo in vivo, centrado no mecanismo de ação dos bloqueadores de canais iónicos contra a SARS-CoV-2 / COVID-19, para complementar os atuais ensaios clínicos em andamento;
  • Um projeto centrado no reaproveitamento de medicamentos conta a Malária e a Ébola, como sais orgânicos e líquidos iónicos, para prevenir e combater a COVID-19
  • Barómetro COVID-19 Opinião Social: Conhecer, Decidir e Agir. Os Portugueses, a Covid-19 e as Respostas do Serviço Nacional de Saúde;
  • Um estudo focado na redução do processamento tendencioso de informação para aumentar a conformidade com as medidas recomendadas pelo SNS para a prevenção da COVID-19;
  • Desenvolvimento de um dispositivo barato, simples e de código aberto para deteção da SARS-Cov-2.

Estes projetos de investigação, que representam um financiamento de cerca de 201 mil euros. juntam-se aos outros nove financiados na 1.ª edição do apoio “RESEARCH 4 COVID-19”, com um financiamento de cerca de 260 mil euros.

A aprovação destes projetos é o reconhecimento de que a Universidade NOVA de Lisboa está empenhada em contribuir, nas diversas áreas do conhecimento, para o combate à pandemia que o país e o mundo enfrentam.