pixel FCT aprova o "Portuguese Value-Based Healthcare", laboratório colaborativo da Universidade NOVA de Lisboa | Universidade NOVA de Lisboa

Laboratório foca-se na inovação para monitorizar objetivamente os resultados de saúde e apoiar a literacia dos pacientes.

Saúde

A Fundação para a Ciência e Tecnologia aprovou o laboratório colaborativo Portuguese Value-Based Healthcare, tendo sido o único aprovado na área da saúde. Com o objetivo de alcançar melhor saúde e melhor atendimento com menores custos, este laboratório tem o foco na inovação em tecnologias para monitorizar objetivamente os resultados de saúde e apoiar a literacia dos pacientes, cuja perceção dos resultados clínicos assume um papel fundamental.

Quando, por todo o mundo, os sistemas de saúde lidam com questões de sustentabilidade, designadamente financeira, enquanto procuram, simultaneamente, alcançar maior eficiência e qualidade, sobretudo ao nível dos cuidados prestados, a Universidade NOVA de Lisboa propõe uma nova abordagem à saúde, inspirada no Professor de Harvard Michael Porter: cuidados de saúde baseados em valor (Value-Based Healthcare), ou seja, a relação benefício-custo. Isto conduzirá à remuneração da saúde com base no resultado obtido por doente tratado, e não pelo numero de procedimentos para obter esse resultado.

O laboratório resulta de um consórcio entre a Universidade NOVA de Lisboa, a José de Mello Saúde, a Vodafone e a Fraunhofer - Portugal, tendo o apoio do Centro Hospital de Lisboa Central e do ICHOM (International Consortium for Health Outcomes Measurement), numa lógica de maior aproximação da academia às empresas e à sociedade - da ciência à indústria. A Universidade Nova de Lisboa envolve nesta iniciativa várias das suas Unidades Orgânicas.

Na prática, o laboratório vai permitir seguir doentes, que, à distância e através da tecnologia, são monitorizados e reportam perceções, resultados clínicos estes que são analisados, permitindo avaliar o impacto das intervenções e a respetiva relação custo-benefício. Uma outra dimensão será a possibilidade de comparar, embenchmarking, diversas opções terapêuticas para uma dada doença e com base nas relações de benefício-custo, de modo a permitir fazer escolhas.

O laboratório colaborativo será responsável por incluir estas metodologias na formação clínica e procurará inovar através do desenvolvimento de novas tecnologias com um impacto real nas práticas de saúde, gerando empresas spin-off, bem como novos setores de negócio na indústria da saúde.

Numa perspectiva de longo prazo, será uma referência internacional de implementação de Value-Based Healthcare.