pixel FCT NOVA na Olimpíada de Ciência da União Europeia | Universidade NOVA de Lisboa

FCT NOVA na Olimpíada de Ciência da União Europeia

17ª edição da Olimpíada de Ciência da União Europeia (EUSO) teve lugar de 4 a 11 de maio, em Almada, e a FCT foi uma das entidades responsáveis.

EUSO FCT

A FCT NOVA foi uma das entidades responsáveis pela edição deste ano da Olimpíada de Ciência da União Europeia (EUSO). Foram 53 professores e investigadores da FCT NOVA e 93 voluntários que acompanharam 150 alunos do secundário que vieram de toda a Europa até ao campus da Caparica para competir na 17.ª edição da EUSO.

“A EUSO mostrou que já existe em Portugal uma massa crítica, de crescente notoriedade, que viabilizou a seleção de uma Universidade nacional – a FCT NOVA – para organizar uma competição de grande dimensão e complexidade, quer em termos logísticos, quer científicos. A preparação desta operação exigiu a intervenção de duas centenas de profissionais (professores e técnicos) ao longo de um ano, o que contribuiu para o grande êxito do resultado: o país fortaleceu a sua capacidade e imagem de envolvimento na arena internacional da ciência, da tecnologia e da inovação. Todos os participantes internacionais (estudantes e mentores) foram unânimes no reconhecimento da forma exemplar como tudo foi planeado e organizado – foram vários os estudantes a quem ouvimos dizer que tinha sido a melhor semana das suas vidas”, declarou o Diretor da FCT NOVA, Virgílio Cruz Machado.

De 4 a 11 de maio, os jovens cientistas tiveram uma semana intensa de trabalho e de lazer. Para os Professores e Investigadores da FCT NOVA o trabalho começou muito mais cedo, desde a conceção das provas à preparação das equipas portuguesas, que vieram durante dez sábados aos laboratórios da faculdade para estudar com os professores da FCT NOVA.

A sessão de encerramento aconteceu dia 10 de maio, com a entrega das medalhas. Portugal conquistou duas medalhas de prata e a Alemanha saiu como vencedora, tendo ambas as equipas conquistado medalhas de ouro e a equipa B conquistado o troféu.

A EUSO 2019 teve o alto patrocínio do Presidente da República,  Marcelo Rebelo de Sousa, que também presidiu à Comissão de Honra.

A organização da 17.ª EUSO esteve a cargo do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, com a parceria da FCT NOVA, da Câmara Municipal de Almada, da Ordem dos Biólogos, da Sociedade Portuguesa de Física e da Sociedade Portuguesa de Química.

Fonte: FCT NOVA