pixel Helena Santos, investigadora do ITQB NOVA, recebe Prémio António Xavier 2019 | Universidade NOVA de Lisboa

Helena Santos, investigadora do ITQB NOVA, recebe Prémio António Xavier 2019

Investigadora do ITQB NOVA distinguida com o Prémio António Xavier 2019.

Cientista pioneira na utilização de técnicas de Ressonância Magnética Nuclear para o estudo não-invasivo do metabolismo celular distinguida com o Prémio António Xavier 2019.

Na última sexta-feira, dia 20 de setembro, a reitoria da Universidade NOVA de Lisboa acolheu a cerimónia comemorativa dos 25 anos da integração do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier na Universidade NOVA de Lisboa. Durante a cerimónia, foram atribuídas medalhas de mérito da Universidade NOVA de Lisboa aos fundadores do ITQB NOVA, António Xavier (a título póstumo) e Carlos Portas. Foi também atribuído o Prémio António Xavier a Helena Santos, investigadora do ITQB NOVA, pelos contributos feitos ao longo da sua carreira para o desenvolvimento da área da Ressonância Magnética Nuclear (NMR) em Portugal.

Helena Santos lidera desde 1989 o Laboratório de Fisiologia Celular e NMR do ITQB NOVA. Desenvolveu a sua investigação na área dos organismos extremófilos, que vivem em ambientes onde a temperatura ronda os 100ºC, e na utilização pioneira de técnicas de NMR para o estudo in vivo de diversos sistemas celulares, desde bactérias a neurónios. Atualmente, investiga enzimas essenciais para o crescimento de Mycobacterium tuberculosis, a bactéria causadora da tuberculose, com o objetivo de descobrir inibidores de atividade que poderão levar ao desenvolvimento de novos antibióticos.

“É uma grande honra receber um prémio criado expressamente para homenagear a memória do meu Supervisor de Doutoramento, com quem aprendi os princípios da técnica de NMR e me contagiou com a sua paixão por esta metodologia. Devo muito ao esforço colossal que investiu na construção do ITQB NOVA, à sua sabedoria, e ao seu exemplo de total dedicação à causa da Ciência em Portugal. Agradeço ainda às empresas que patrocinam o prémio, Bruker BioSpin e Dias de Sousa S.A.”, diz a investigadora.

A Cientista é licenciada em Engenharia Química, possui o grau de Mestre em Química Física Inorgânica e o grau de Doutor em Biofísica. É Professora Catedrática na Universidade NOVA de Lisboa desde 2002 e Membro Correspondente da Academia de Ciências de Lisboa. Foi Presidente da Sociedade Internacional de Extremófilos durante 5 anos.

Foi distinguida com o Prémio Gulbenkian de Ciência (1998), o Prémio de Produtividade Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia (2004), o Prémio Câmara Pestana (2007), a Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Torres Vedras (2014), de onde é natural, o Prémio de Carreira atribuído pela Sociedade Internacional de Extremófilos (2016) e a Medalha de Mérito Científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2019).

O prémio António Xavier foi criado em 2006 por iniciativa do Doutor C. Brevard, então Presidente da Bruker BioSpin, para reconhecer publicamente o empenho incansável do Prof. António Xavier no desenvolvimento da Ressonância Magnética Nuclear e da Ciência em Portugal. O prémio pretende distinguir investigadores portugueses por contribuições relevantes, realizadas em Portugal, nas áreas da Ressonância Magnética Nuclear, Ressonância Paramagnética Eletrónica ou Imagiologia por Ressonância Magnética.