pixel IHMT NOVA acolhe novo Centro Internacional de Referência da UNESCO para a investigação e formação avançada | Universidade NOVA de Lisboa

IHMT NOVA acolhe novo Centro Internacional de Referência da UNESCO para a investigação e formação avançada

Iniciativa resulta de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o IHMT NOVA

Centro Internacional de Referência da UNESCO

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da NOVA (IHMT NOVA) assinaram um protocolo para a implementação de um novo Centro Internacional de Referência da UNESCO para a investigação e formação avançada. O centro, com sede no IHMT NOVA, foi assinado no âmbito da “Iniciativa Conhecimento para o Desenvolvimento – IkfD” e tem como objetivo formar 80 novos doutores por ano, com origem em países africanos de língua portuguesa.

O objetivo é criar o Centro de “Ciência LP – Centro Internacional para a Formação Avançada em Ciências Fundamentais de Cientistas oriundos de Países de Língua Portuguesa” para desenvolver capacidades científicas de alto nível nos países lusófonos, transferir conhecimentos de nível regional e internacional, contribuir para a investigação e ensino, abrangendo áreas como a saúde, ciências biomédicas, mas também engenharia, ambiente, biodiversidade, entre outras.

A cerimónia, que decorreu no anfiteatro da Aula Magna do instituto centenário do IHMT NOVA, contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e da Ministra Angolana que tutela a pasta do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo.

O Reitor da NOVA, Prof. João Sàágua, que também esteve presente, saudou o novo centro, descrevendo-o como um dos «fatores fundamentais do progresso à escala global», realçando a importância de estabelecer parcerias estratégicas com vista a atingir objetivos que sirvam «a sociedade global e os países africanos de língua portuguesa com o melhor e mais relevante conhecimento disponível nas nossas instituições».

A cerimónia ficou igualmente marcada pela assinatura de memorandos de entendimento entre a Universidade NOVA e as universidades de Katyavala Bwila (Benguela) e José Eduardo dos Santos (Huambo), representadas pelos reitores Albano Ferreira e Cristóvão Simões, respetivamente.

Leia a notícia completa no site do IHMT NOVA


Conteúdos relacionados