pixel Investigação da NOVA lidera resultados da avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia | Universidade NOVA de Lisboa

A classificação máxima de Excelente foi atribuída a 65% das unidades de investigação da NOVA.

Investigação científica

A Universidade NOVA de Lisboa lidera os resultados da Avaliação das Unidades de I&D recentemente divulgada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com 65% das suas unidades de investigação a receberem a classificação máxima de Excelente, um valor muito acima da média nacional que é de 31%, sendo a única universidade em que mais de metade dos seus centros teve esta classificação.

Este exercício de avaliação foi realizado com o envolvimento de avaliadores internacionais de elevada competência e experiência científica que analisaram as candidaturas e visitaram as 348 unidades de I&D concorrentes. O financiamento total a atribuir pela FCT ascende a 420 M€ para o período 2020-2023.

“Estamos muito satisfeitos com estes resultados que refletem a qualidade da investigação da Universidade NOVA de Lisboa, o mérito científico dos seus investigadores e o respetivo reconhecimento internacional e nacional como fruto da aposta que a NOVA tem feito num dos seus pilares mais importantes: a investigação” - comenta a Vice-Reitora, Professora Elvira Fortunato, acrescentando que “sabemos que estamos no bom caminho no nosso papel de universidade determinada em contribuir para a sociedade e para o mundo através do conhecimento”.