pixel Investigadora do iBET e do ITQB NOVA distinguida com bolsa ERC no valor de 1,5 milhões de euros | Universidade NOVA de Lisboa

Cláudia Nunes dos Santos ganhou uma Starting Grant para investigar a relação entre a alimentação e as doenças neurodegenerativas.

Cláudia Nunes dos Santos

Cláudia Nunes dos Santos,  investigadora no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET) e no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, foi distinguida com uma Starting Grant pelo Conselho Europeu de Investigação (European Research Council, ERC), no valor de 1,5 milhões de euros. Com esta bolsa, a investiogadora irá desenvolver um projeto nos próximos cinco anos focado na relação entre a alimentação e a prevenção de doenças neurodegenerativas.

Com o envelhecimento da população, prevenir ou retardar o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como Parkinson ou Alzheimer, é uma crescente preocupação. Embora os estudos epidemiológicos e de nutrição indiquem que o consumo de frutas e legumes, ricos em polifenóis, é benéfico para a nossa saúde em geral, não é claro como estes compostos chegam e atuam no cérebro. O trabalho que a investigadora do iBET/ITQB NOVA irá desenvolver será no sentido de identificar quais destes compostos fenólicos poderão vir a constituir estratégias eficazes na prevenção da demência, percebendo quais os seus mecanismos de atuação a nível celular e molecular.

Os estudos passarão, sobretudo, por verificar o efeito de polifenóis na prevenção e tratamento da neuroinflamação, um processo biológico comum a todas as doenças neurodegenerativas. Para tal, serão identificados metabolitos particulares derivados de compostos fenólicos da dieta, que conseguem atravessar a barreira hematoencefálica e chegar ao cérebro. Depois será analisado o efeito desses metabolitos em células da microglia - células imunes inatas do sistema nervoso central - de forma isolada ou em comunicação com outras células do cérebro. Por fim, para obter uma visão integrada, serão estabelecidos testes de nutrição em ratinhos

Cláudia Nunes dos Santos sustenta que «um aspecto comum às doenças neurodegenerativas é a inflamação cerebral e, nos últimos anos, temos vindo a perceber que alguns compostos que ingerimos através da dieta podem atuar neste processo reduzindo a inflamação». Adicionalmente, a investigadora refere que «contribuir para a prevenção das doenças neurodegenerativas através da nutrição é uma área muito promissora e com esta bolsa do ERC pretendo, nos próximos cinco anos, desenvolver uma estratégia eficaz de cuidados prolongados com base em polifenóis para manter o cérebro saudável».

A lista dos 403 premiados pela ERC inclui ainda outros quatro investigadores que trabalham em Portugal e três investigadores portugueses que trabalham no estrangeiro.

Fonte: ITQB NOVA