pixel Investigadora Liliana Tomé recebe Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência | Universidade NOVA de Lisboa

Liliana Tomé, Investigadora no LAQV-REQUIMTE – Laboratório Associado para a Química Verde da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA é uma das quatro investigadoras reconhecidas este ano pelo prémio Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. É a sexta investigadora da Escola a receber esta distinção.

Na sua investigação, na área do Ambiente, propõe-se encontrar respostas mais eficientes para capturar os gases que emitimos, nomeadamente o dióxido de carbono (CO 2 ). A investigação de Liliana Tomé foca-se no desenvolvimento de um novo conjunto de materiais mais eficientes para captura de CO 2 , por exemplo em gases de exaustão libertados durante a produção de energia, e impedir a sua libertação para a atmosfera.

“Vou desenvolver novas membranas para capturar o CO 2 , e o carácter inovador destas membranas consiste na combinação de três componentes - líquidos iónicos, redes de polímeros de líquidos iónicos e materiais orgânicos porosos – todos eles baseados em líquidos iónicos”, explica. Apesar do nome que muitos desconhecem, os líquidos iónicos não são mais do que sais orgânicos que têm um ponto de fusão baixo (apresentam-se em estado líquido), com estruturas que podem ser recombinadas para produzir novos materiais. As suas propriedades físicas, químicas e biológicas têm levado à sua crescente aplicação nos mais diversos setores, incluindo indústria farmacêutica, ótica, eletrónica e “química verde”.

Joana Carvalho, da Fundação Champalimaud; Margarida Abrantes, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; e Inês Fragata, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa são as restantes investigadoras distinguidas por este prémio, selecionadas entre mais de 97 candidatas, por um júri científico presidido por Alexandre Quintanilha.

O Programa Medalhas de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência é uma iniciativa da L'Oréal Portugal e é desenvolvido em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com o intuito de "apoiar e motivar cientistas em início de carreira a prosseguir projetos relevantes na área da saúde e do ambiente".

Fonte: FCT NOVA