pixel Já arrancou a 2ª edição do Health Parliament Portugal, primeiro Parlamento nacional dedicado inteiramente à área da saúde | Universidade NOVA de Lisboa

Já arrancou a 2ª edição do Health Parliament Portugal, primeiro Parlamento nacional dedicado inteiramente à área da saúde

Iniciativa junta a NOVA, a companhia farmacêutica Janssen, o semanário Expresso e a Microsoft.

As instalações da Impresa em Paço de Arcos abriram portas no dia 10 de janeiro para o primeiro encontro da 2ª edição do Health Parliament Portugal, o primeiro Parlamento no país dedicado inteiramente ao tema da saúde e que que junta a NOVA, a companhia farmacêutica Janssen, o semanário Expresso e a Microsoft.

No arranque desta 2ª edição, os 60 parlamentares selecionados, com idades compreendidas entre os 21 e os 40 anos, foram colocados numa das seis comissões correspondentes a cada um dos temas: Inovação e valor em saúde, Sustentabilidade e equidade, Oncologia, Tecnologia e integração de cuidados, Recursos humanos em saúde, e Saúde mental.

Aos parlamentares, José Fragata, Vice-Reitor da NOVA para a área da Saúde, deixou uma mensagem relativa ao sentido transformador da experiência: «Quando isto acabar, vão ser pessoas diferentes. Vão intervir na sociedade pela discussão».

Nos próximos meses serão realizados quatro plenários, visitas de campo e entrevistas para produzir recomendações para o sistema de saúde nacional, tendo em conta os (até) seis subtemas que podem ser definidos por comissão. Em junho as recomendações serão apresentadas publicamente.

Cada comissão vai ser acompanhada de um conselho consultivo composto sempre por um deputado, um antigo governante, um presidente ou vice-presidente de um organismo ligado à saúde e alguém ligado ao sector privado ou social.


Notícias:

Expresso: