pixel Já arrancou o UDI-AFRICA, ação de capacitação de universidades africanas | Universidade NOVA de Lisboa

Já arrancou o UDI-AFRICA, ação de capacitação de universidades africanas

Programa que consiste num período de formação na Europa é uma das primeiras ações do projeto University Development and Innovation - Africa (UDI-A).

Arranque do Projeto International Capacitation Programme

No dia 3 de março a Reitoria recebeu a cerimónia de abertura do programa International Capacitation Programme, uma das primeiras ações levadas a cabo no âmbito do projeto de capacitação de universidades africanas University Development and Innovation – Africa (UDI-A)cuja reunião de arranque teve lugar na Reitoria em novembro de 2017.

O programa International Capacitation Programme constitui um período de formação na Europa dos chamados CHAMPIONS, pessoal docente e administrativo de quatro universidades africanas (Universidade Agostinho Neto em Angola, Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique, Universidade Katyavala Bwila em Angola e Universidade de Lúrio em Moçambique) que será capacitado através de conteúdo científico e metodologias pedagógicas. Na cerimónia, 40 CHAMPIONS divididos em quatro grupos, receberam computadores portáteis individuais e reuniram com o mentor do seu grupo para discutirem o estágio que está agora a decorrer na NOVA durante duas semanas.

Para além da NOVA, os CHAMPIONS vão também receber formação noutras três instituições europeias parceiras do projeto, designadamente a King's College London (Reino Unido), Universitè Libre de Bruxelles(Bélgica) e a Universiteit Maastricht (Holanda).

Numa segunda fase, haverá também um grupo de pessoal docente e administrativo, designado de JUNIORS, que será capacitado pelos CHAMPIONS.