pixel Lançamento do NOVA Research Portal | Universidade NOVA de Lisboa

Lançamento do NOVA Research Portal

O portal público permite que especialistas e o público em geral descubram as nossas unidades de investigação, os perfis dos investigadores e os projetos académicos que estão a ser desenvolvidos na NOVA.

A NOVA lançou um novo portal público de investigação - NOVA Research Portal, com o intuito de dar a conhecer ao público em geral e à comunidade científica a Ciência desenvolvida na NOVA, divulgando os outputs científicos, investigadores e actividades registados pela nossa comunidade no sistema de gestão de informação científica da NOVA - PURE.

Consideramos importante realçar as seguintes funcionalidades introduzidas pelo novo portal:

  • Mapa colaborativo: apresenta todas as colaborações externas das unidades NOVA e de cada investigador, sendo possível seleccionar um País e obter o número total de colaborações por Universidade estrangeira;
  • Gráfico de rede: ao seleccionarmos uma unidade em "Research Units", o separador "Network" apresenta uma rede visual de colaborações internas e externas, de acordo com o período e número de colaborações mínimo;
  • Fingerprinting: com base na informação importada e validada no PURE, o motor de fingerprinting apresenta os principais tópicos de investigação da entidade seleccionada (UO, departamento, unidade de investigação ou investigador);
  • Pure Experts Community: com o lançamento deste novo portal, a NOVA passa a integrar uma rede internacional de instituições com o mesmo portal PURE. Basta pesquisar em "Profiles" por tópico de investigação e o motor de Fingerprinting apresenta perfis de investigadores que desenvolvam investigação num determinado tópico, pesquisando em toda a comunidade Pure experts.

Foi criada uma página de Ajuda dedicada, onde os investigadores poderão encontrar toda a informação sobre o projecto Pure, as suas funcionalidades de interoperabilidade com o ORCID e outras plataformas nacionais e internacionais.

Se é um investigador da NOVA e pretende saber mais sobre este novo portal, ou tem dúvidas sobe o conteúdo apresentado, utilize os contactos disponíveis aqui para obter mais informações.