pixel Legado de Nelson Mandela em debate na Reitoria da NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Legado de Nelson Mandela em debate na Reitoria da NOVA

Conferência organizada pela Embaixada da África do Sul e pela NOVA reuniu personalidades em torno do papel da Universidade na projeção do legado de Nelson Mandela.

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Nelson Mandela, a Universidade NOVA de Lisboa e a Embaixada da África do Sul em Portugal organizaram no dia 5 de dzembro, na Reitoria da NOVA, a conferência Moving the Mandela Legacy Forward.

A Conferência teve como ponto de partida o desafio lançado por Mandela durante o concerto para comemorar os seus 90 anos: “É tempo de novas mãos empreenderem a tarefa. Agora, está nas vossas mãos”. Assim, e tendo em conta que “a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, a Conferência reuniu várias personalidades ligadas à área do Ensino Superior, incluindo estudantes, para debater a o papel da Universidade na construção de sociedades mais humanas, justas e prósperas.

No discurso de abertura da Conferência, o Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, destacou o modo como o legado de Nelson Mandela deve balizar a ação das Universidades no cumprimento da missão de transmitir e criar conhecimento: «O modo como a figura do grande homem que foi Nelson Mandela pode e deve inspirar as Universidades é duplo. Tanto pelo exemplo do que foi de facto a sua vida como “grande homem”, como pelo modo como ele nos ensinou a olhar para os outros, para a humanidade no seu todo e na sua diversidade».

A conferência contou com as intervenções da Embaixadora da África do Sul em Portugal, Mmamokwena Gaoretelelwe, e do Dr. Jorge Sampaio, primeiro laureado com o Prémio Nelson Mandela pelas Nações Unidas. Na sua intervenção, o antigo Presidente da República Portuguesa apelou à concretização do legado de Mandela através da ação, incentivando o envolvimento em projetos que incentivem a criação de «oportunidades de ensino superior para jovens que enfrentam crises humanitárias ou que vivem em sociedades afetadas por conflitos».

O painel de discussão, moderado pelo Professor Jorge Braga de Macedo, da Nova SBE, contou com a participação da Professora Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Professora Teresa Pizarro Beleza, da Faculdade de Direito da NOVA e com o Professor Nuno Ferrand, da Universidade do Porto. Houve ainda espaço para diálogo com estudantes portugueses e sul africanos, facilitado pelo Professor Luís Brites Pereira da Nova SBE.

Reveja os melhores momentos da Conferência na galeria abaixo.