pixel Mais de 350 participantes na 1ª edição do NOVA Science Day | Universidade NOVA de Lisboa

Mais de 350 participantes na 1ª edição do NOVA Science Day

Science Day event at NOVA

Mais de 350 participantes, na sua maioria docentes, investigadores e estudantes de doutoramento, corresponderam ao convite da Professora Elvira Fortunato, Vice-Reitora da NOVA na área da Investigação, para estarem presentes no dia 10 de setembro na Reitoria para a 1ª edição do NOVA Science Day.

A abertura foi feita pelo Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, para quem este evento deriva, naturalmente, do objetivo da NOVA em produzir investigação útil para a sociedade e dar conta desse contributo. Entre muitos aspetos, o Reitor focou também a preocupação em atrair e desenvolver talento e o alinhamento da agenda de investigação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Durante a manhã foram ouvidas as intervenções do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Manuel Heitor e do Diretor Geral para a Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Jean Eric Paquet.

O Science Day foi ainda palco do anúncio e cerimónia de entrega do Prémio de Investigação Colaborativa Santander Totta - NOVA 2017/2018, este ano atribuído na área das Ciências da Vida aos investigadores Raffaela Gozzelino (NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas), Ana Margarida Grenho Ferreira (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e Pedro Neves (NOVA School of Business and Economics), com o projeto “Stress-induced neuroinflammation: mechanisms and implications for decision-making and performance”.

A parte da tarde foi dedicada a apresentações rápidas da investigação nas várias escolas e institutos da NOVA e ainda das iniciativas NOVA Escola Doutoral e NOVASaúde bem como à apresentação de posters pelas 43 unidades de investigação e Laboratórios Colaborativos (CoLABs).

A Professora Elvira Fortunato encerrou este dia reforçando a disponibilidade em manter um diálogo aberto e o apoio da Universidade NOVA de Lisboa aos seus investigadores.

Professora Elvira Fortunato anuncia o NOVA Science Day na TVI24