pixel Mensagem de Ano Novo do Reitor da NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Mensagem de Ano Novo do Reitor da NOVA

João Sàágua

Em 2020 daremos naturalmente continuidade e incremento à nossa tripla atividade de ensino, investigação e criação de valor social e económico. Sabemos que contamos com cada uma das nossas Escolas para aumentar o nível de excelência dessa atividade em cada uma das suas áreas.

Mas, Ano Novo significa também mudança, renovação e construção do futuro. É uma oportunidade para desenvolver outros projetos.

No final do ano que cessou, a NOVA aprovou o seu Plano Estratégico para os próximos 10 anos. É esse Plano que passará a enquadrar os nossos novos projetos. Temos a visão de tornar a NOVA uma verdadeira universidade do século XXI: global – porque o seu ensino e a sua investigação são verdadeiramente internacionais, na sua qualidade, nas suas agendas e nos seus parceiros – e cívica – porque profundamente comprometida com o desenvolvimento da sociedade, da cultura e da economia da região da Grande Lisboa (onde a NOVA está inserida), do país, da Europa e também dos países de língua oficial portuguesa (PALOP), a que nos ligam séculos de história comum.

As iniciativas de formação e investigação incluídas no nosso Plano Estratégico estão alinhadas com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas. Sempre que possível, serão concretizadas através de missões para o conhecimento e a inovação, cujo sucesso terá impacto real e positivo na sociedade e nas pessoas. A Europa é a única das regiões do Mundo com capacidade de criar conhecimento e inovação que assumiu esta orientação estratégica, com a qual a NOVA se identifica plenamente.

Teremos, então, no nosso Plano Estratégico iniciativas e missões na área da Saúde e Bem-Estar (ODS 3), da Igualdade de Género e de Oportunidades (ODS 5), das Energias Renováveis e Acessíveis (ODS 7), da Indústria, Inovação e Infraestruturas (ODS 9), da Redução das Desigualdades (ODS 10), da promoção de Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e das Mudanças Climáticas (ODS 13), entre outras.

A participação efetiva nestas missões requer a união de esforços. Em primeiro lugar, dentro da NOVA, entre as suas várias Escolas. Depois, com os nossos parceiros nacionais e internacionais, académicos e não académicos – universidades, empresas, instituições sociais, instituições culturais, municípios, ONGs, e outras. Só deste modo reuniremos as competências interdisciplinares e a capacidade de impacto necessárias ao sucesso das missões em que estaremos envolvidos.

Na concretização destas missões abordaremos também temas tão atuais e importantes como a transformação digital ao serviço das pessoas; a formação ao longo da vida e a capacitação com novas competências de pessoas e instituições; a inovação tecnológica ao serviço da indústria 4.0 e da competitividade nacional; a inovação social e a inclusão; a criação de laboratórios colaborativos com empresas e instituições sociais visando a inovação útil e a coesão territorial; a investigação em saúde indo do laboratório ao doente e às populações; a interface entre arte e tecnologia como forma de criação de valor e de inclusão; e as questões interdisciplinares relativas ao futuro da hospitalidade e do turismo.

Absolutamente essencial é, neste contexto de mudança, a transformação profunda dos campi onde a NOVA está implantada e desempenha a sua atividade, de modo a adaptá-los a este ambicioso Plano Estratégico, fazendo deles modelos internacionais de campi do século XXI e, simultaneamente, abrindo-os à comunidade, para operar nesse território comum o desenvolvimento e o impacto inovador pretendidos.

Nada disto se faz sem as pessoas. É, neste contexto, decisivo que a NOVA continue e melhore a sua política de atração, desenvolvimento e fixação de talento (tanto no plano nacional como internacional), bem como de reconhecimento e recompensa do mérito, fazendo-o a todos os níveis: professores, investigadores, estudantes e colaboradores.

É deste modo que a NOVA continuará a servir o país e a sociedade em geral através do conhecimento, cumprindo a sua missão como instituição pública portuguesa, que se orgulha de ser.

Em 2020, caminharemos em direção a um futuro melhor e mais sustentável. Encontraremos também muitos desafios, e é fácil antecipar que serão bem grandes. Mas contamos com o talento de todos e o empenho de cada um. Pois é juntos que faremos esse caminho e é juntos que construiremos esse futuro.

Desejo a todos um 2020 com saúde e muitos sucessos!

João Sàágua

Reitor da Universidade NOVA de Lisboa