pixel Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitou a NOVA para conhecer projetos de resposta à pandemia | Universidade NOVA de Lisboa

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitou a NOVA para conhecer projetos de resposta à pandemia

A Universidade NOVA de Lisboa recebeu no dia 11 de maio o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, para conhecer as start-ups e projetos da Universidade que têm apresentado soluções inovadoras para responder à pandemia. A visita decorreu no Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) da NOVA Medical School (Campo de Santana, Lisboa).

Na abertura da sessão, o Reitor da NOVA, João Sàágua, referiu que «este é um momento em que a investigação fundamental e a inovação com impacto direto e rápido têm que dar as mãos», incentivando os investigadores e start-ups presentes a «terem o céu como limite» na procura de soluções.

Num painel moderado pela Vice-Reitora da NOVA, Elvira Foturnato, foram apresentados os nove projetos que foram recentemente aprovados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do “RESEARCH 4 COVID-19”. Já Isabel Rocha, Pró-Reitora da NOVA, moderou o painel relativo ao papel das “Bio Start-ups”, Associações Privadas e plataformas de I&D no combante ao novo coronavírus.

O papel das Universidades na resposta global à pandemia, bem como o regresso faseado de atividades letivas e de investigação presenciais foram também temas abordados na visita.

Na sua intervenção, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, destacou o ativismo científico e académico das universidades e anunciou o lançamento da 'Skills 4 pós-Covid – Competências para o futuro', uma iniciativa promovida com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES), em articulação com as instituições de ensino superior e empregadores públicos e privados.

A sessão contou ainda com intervenções de José Fragata, Vice-Reitor da NOVA; Paulo Pereira, Coordenador do CEDOC; Guy Villax, CEO da Hovione, e Carlos Moedas, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian.

À sessão de apresentações seguiu-se uma visita aos laboratórios de testes COVID-19 e foi assinado um protocolo entre a NOVA Medical School e a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A sessão contou ainda com homenagem aos nossos 70 voluntários que estão a ajudar na realização de testes de diagnóstico de COVID-19 no CEDOC, que coincidiu com o dia em que se ultrapassou a marca dos 2000 testes.

Reveja a sessão no Youtube e consulte o programa completo.

Projetos de I&D aprovados pela FCT no âmbito da 1ª fase do programa “Research 4 COVID-19”

“Ventilador de emergência minimalista por pressão controlada para COVID-19”: construção de ventiladores de baixo custo e fácil implementação, com recurso a impressoras 3D;
António Grilo – FCT NOVA

“Ultra-sensitive, specific, scalable, fast and cheap: a colorimetric-assisted single-tube nested conventional PCR to detect the Sars-Cov-2 RNA in nasopharyngeal swabs”: testes à COVID-19 através de um método mais simples e económico e de sensibilidade aumentada;
Vasco Barreto – NOVA Medical School

“COnhecer Mais PaRa Intervir MElhor – COMPRIME”: estudo que vai permitir identificar as dinâmicas de propagação do novo coronavírus, designadamente a relação com os perfis demográfico e socioeconómico dos territórios, à escala do concelho;
Paulo Sousa – Escola Nacional Saúde Publica

“Gut microbiota, "Spark and Flame" of COVID-19 disease”: investigação sobre microbiota e COVID-19: perceber se as respostas imunológica e metabólica no indivíduo infetado com o novo coronavírus dependem de outros microrganismos que habitam o intestino;
Maria da Conceição Calhau – NOVA Medical School

“PrimaryCare @COVID-19: Digital Platform for Supporting Chronic Patients and COVID-19 consultations and Monitoring in Primary Care”: criação de plataforma digital ao nível dos cuidados de saúde primários para apoiar e monitorizar doentes crónicos;
Luís Lapão – IHMT

“Intervenção da Saúde Ocupacional junto dos profissionais de saúde com exposição a SARS-CoV-2 (Covid-19) na recuperação da pandemia”: a intervenção da Saúde Ocupacional juntos dos profissionais de saúde mais expostos à pandemia, na fase de recuperação, permitindo a vigilância e mantendo-os saudáveis e motivados;
Florentino Serranheira – Escola Nacional Saúde Publica

“GLYCOVID-19 Testing existing glycan-based drugs to neutralize SARS-CoV- 2”: testes a compostos que poderão vir a estar na base de ensaios clínicos a realizar pelo Serviço Nacional de Saúde;
Paula Videira – FCT NOVA

“Resposta à pandemia de Covid-19 num contexto de desigualdades sociais em saúde”: estudo transversal na população nativa e imigrante da Amadora para avaliar a resposta à pandemia num contexto de desigualdades sociais;
Maria Rosário Martins – IHMT

“Produção e financiamento hospitalar no período pós-pandemia”: estudo sobre produção e financiamento hospitalar no período pós-pandemia.
Rui Santana – Escola Nacional Saúde Publica

 

“Bio Start-ups”, Associações Privadas e plataformas de I&D associadas à NOVA com trabalho desenvolvido no âmbito da COVID-19:

STAB VIDA (Orfeu Flores)

A STAB VIDA é uma empresa com sede no Madan Parque, com forte ligação ao campus da FCT NOVA na Caparica. Desde o dia 1 de Março a STAB VIDA direcionou a sua equipa de I&D para os testes à COVID-19. Seja pela abordagem serológica ou molecular, a empresa está a montar protocolos e rotinas de RT-PCR, kits Elisa e testes moleculares de bolso. Pediu prioridade mundial para uma patente de um pequeno teste de bolso que deteta a presença do vírus. O método pretende ser de utilização muito amigável e de baixo custo (na ordem dos EUR 20).
Mais informação e contactos aqui: https://www.stabvida.com/  

CellmAbs (Nuno Prego Ramos)

A CellmAbs é uma empresa biofarmacêutica portuguesa, spinoff da NOVA. Apesar de focada no desenvolvimento de tratamentos inovadores na área da oncologia, as suas terapêuticas têm como alvo principal um subconjunto de estruturas moleculares aberrantes que existem apenas nas células cancerígenas e, coincidentemente, em alguns vírus tal como o Sars-Cov-2. A CellmAbs decidiu realizar uma prova de conceito com um dos seus anticorpos em ensaios de neutralização utilizando o vírus, obtendo resultados muito promissores. Espera-se iniciar os ensaios clínicos em humanos no espaço de 8 a 10 meses.
Mais informação e contactos aqui: https://www.cellmabs.com/

IBET (Paula Alves)

iBET is a private not for profit research intensive SME in the area of Biotechnology and Life Sciences. Set up in 1989, iBET bridges university and industry research by establishing partnerships particularly in the areas related to Biopharma and Food & Nutraceuticals, while also creating and organizing autonomous knowledge and expertise. Thirty years later, iBET is now the largest private Portuguese non-profit institution devoted to Biotechnology Research. iBET is a certified service provider offering solutions for Biopharmaceuticals & Advanced Therapy Medicinal Products, and for Foods, Nutraceuticals & Bioactive Ingredients.
Mais informação e contactos aqui: https://www.ibet.pt/

MyBiome (Diogo Pestana)

A MyBiome é uma spin-off da NOVA que surge no contexto de investigação sobre microbiota intestinal realizada na NOVA Medical School. Tem a missão de garantir o acesso seguro e efetivo ao tratamento de patologias relacionadas com a disbiose intestinal, e promover o desenvolvimento de novas formas de aplicação no microbioma humano e animal. Atualmente desenvolvem esforços para transferir o conhecimento adquirido com a caracterização da microbiota intestinal de pacientes com COVID-19 com vista ao desenvolvimento de uma terapia baseada em microbiota, que permitirá reduzir a suscetibilidade individual ao SARS-CoV-2 e melhorar os resultados clínicos da COVID-19.
Mais informação e contactos aqui: https://www.unl.pt/empreendedorismo/mybiome

Nano4 Global (Filipe Assoreira)

A NANO4 Global é uma startup fundada em 2015 alicerçada numa plataforma de nanotecnologia para diagnóstico molecular. A tecnologia NANO4 é baseada em nanosondas de ouro que permitem o diagnóstico molecular in vitro e resulta do desenvolvimento académico na FCT NOVA. Foi selecionada no programa SME-2 do Horizonte 2020. O projeto irá permitir levar ao mercado uma primeira indicação de diagnóstico para Tuberculose. A empresa dispõe de instalações dedicadas e certificadas para a produção de diagnóstico molecular. Atualmente a NANO4 Global encontra-se a desenvolver um sistema colorimétrico de deteção molecular para COVID-19.
Mais informação e contactos aqui: https://nano4global.com/

Patient Innovation

Patient Innovation é uma plataforma online, aberta, e sem fins lucrativos, onde doentes e cuidadores informais de todo o mundo, independentemente da sua doença ou geografia, partilham soluções que os próprios desenvolveram para lidar com os desafios impostos por uma condição de saúde. A Patient Innovation reúne hoje mais de 2000 inovações oriundas de mais de 100 países (incluindo 1200 validadas pela equipa médica da Patient Innovation) e é usada por mais de 120.000 utilizadores frequentes de todo o mundo, refletindo-se em cerca de 1,2 milhão de visitas por ano.

No âmbito da atual pandemia a Patient Innovation criou o portal “Patient Innovation Covid-19” com o apoio da Nova SBE, Nova Medical School, Copenhagen Business School, Fundação C. Gulbenkian, FCT, EDP e EIT Health, que desde Marco 2020 reuniu mais de 100 soluções inovadoras desenvolvidas por "cidadãos comuns” para os ajudar na prevenção e tratamento da COVID-19, bem como para lidar com as suas consequências. Adicionalmente foram registados 110 projetos de ventiladores open-source oriundos de todo o mundo. 

Mais informação e contactos: https://patient-innovation.com/

Value for Health CoLab

O Value for Health CoLAB (VOH.CoLAB) tem a missão de apoiar cidadãos e organizações a medir valor em Saúde.

Seguindo uma tendência global de testar novos modelos para sistemas de saúde sustentáveis, assente na transformação digital, o VOH.CoLAB ambiciona posicionar Portugal como um laboratório de incubação de modelos inovadores para monitorizar resultados e medir o valor em Saúde.

Atividades no âmbito COVID-19:

- Plataforma de telemonitorização BEATNIK: adicionámos um novo módulo para telemonitorização de patient-reported outcomes, em contexto COVID-19, simples de implementar em qualquer contexto.

- Base de dados de investigação COVID-19 do CoLAB: recolha de indicadores de valor em saúde, necessários para validar as soluções que têm surgido no contexto da pandemia.

- Projetos COVID-19, em parceria com unidades de investigação da Universidade NOVA de Lisboa:

- Glossário colaborativo COVID-19. Em colaboração com a Professora Rute Costa, do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, o VOH.CoLAB está a apoiar o desenvolvimento de um glossário colaborativo, em português, para terminologia relacionada ao COVID-19.

- Beyond COVID-19. Em colaboração com a Professora Cláudia Quaresma, da unidade de investigação LIBPhys, o VOH.CoLAB está a apoiar um grupo de estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, no desenvolvimento de uma solução digital de telemonitorização para a população idosa com COVID-19.

* O VOH.CoLAB está a preparar 4 propostas a projetos I&D com empresas e unidades de investigação, em resposta aos concursos abertos.