pixel NOVA atribuiu o título de Doutor Honoris Causa ao Juiz Albie Sachs, ativista dos direitos humanos | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA atribuiu o título de Doutor Honoris Causa ao Juiz Albie Sachs, ativista dos direitos humanos

Por iniciativa da Faculdade de Direito e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), a NOVA atribuiu o título de Doutor Honoris Causa ao Juiz Albert Louis Sachs, antigo Juiz do Tribunal Constitucional da África do Sul, numa cerimónia que teve lugar no dia 14 de fevereiro na Reitoria.

O Reitor da NOVA, Professor Doutor João Sàágua, afirmou que “este doutoramento Honoris Causa presta o devido reconhecimento e justa homenagem a uma personalidade notável pelo seu papel na luta contra o Apartheid e na defesa da  democracia e dos direitos humanos”.

Professor Doutor Francisco Caramelo, Diretor da NOVA FCSH, foi o Padrinho e coube à Professora Doutora Teresa Pizarro Beleza, Diretora da Faculdade de Direito, fazer o elogio do doutorando.

A cerimónia contou com a presença de Sua Excelência o Presidente da República e de outras personalidades tais como o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e a Ministra da Justiça

Sobre Albie Sachs

Albie Sachs, nome pelo qual é conhecido, nasceu em 1935 na África do Sul e dedicou a sua vida à luta pela democracia, liberdade e direitos humanos no seu país. Foi Advogado, Professor e Ativista empenhado contra o regime do Apartheid, tendo passado um período preso e exilado. Durante o período que viveu em Moçambique, sofreu um atentado que lhe custou o braço direito e parte da visão.

É um dos principais autores do texto da Constituição democrática do seu país, designadamente na parte relativa aos direitos fundamentais. Depois das primeiras eleições livres na África do Sul em 1994, foi nomeado por Nélson Mandela como Juiz do novo Tribunal Constitucional. É autor de vários livros, parte dos quais reflete o seu trabalho enquanto Juiz e também como resistente, democrata convicto e constitucionalista.