pixel NOVA e Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento renovam protocolo para promover intercâmbio de estudantes | Universidade NOVA de Lisboa

Protocolo renova o compromisso de promover Portugal como um destino de eleição para estudantes norte-americanos.

Renovação protocolo SpIN

A NOVA e a Fundação Americana para o Desenvolvimento (FLAD) assinaram a renovação do protocolo do Programa Study in Portugal Network (SiPN ), um programa da FLAD que promove o intercâmbio de estudantes norte-americanos nas universidades portuguesas.

Na cerimónia, que teve lugar na sede da FLAD em Lisboa, o Reitor da NOVA, João Sàágua, comentou:

“A Universidade NOVA de Lisboa está neste programa deste o primeiro dia. De uma maneira geral [o que] a Universidade NOVA e o país têm para oferecer a estes alunos é um caso particular da cultura europeia, o caso mediterrânico,  e que tem uma história que envolve o Atlântico, os EUA e a América do Sul. Toda esta mistura de culturas quando entra na sala de aula e na academia permite fazer experiências muito enriquecedoras que duram ao longo de uma vida.”

Para além da NOVA, outras três universidades (Universidade de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa e ISCTE-IUL) renovaram a parceria com a FLAD no Programa Study in Portugal Network que, ao longo dos seus cinco anos de vida, já trouxe para Portugal mais de mil alunos norte-americanos.

O objetivo do programa SiPN é consolidar o seu papel enquanto intermediário para estudantes e docentes dos EUA que pretendam desenvolver as suas atividades académicas em Portugal, ao mesmo tempo que acelera o processo de internacionalização das universidades portuguesas nos EUA.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, esteve presente na cerimónia e destacou a importância da iniciativa, mesmo no contexto da pandemia por COVID-19: “É importante insistirmos, mesmo em tempo de pandemia, na necessidade de não nos esquecermos de que a internacionalização e a mobilidade fazem parte da nossa cultura”, referiu.

As inscrições para o 2º semestre no âmbito do SiPN estão abertas até ao final de outubro.