pixel NOVA ESCRITA premeia textos sobre confinamento | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA ESCRITA premeia textos sobre confinamento

Concurso NOVA ESCRITA

“Amanhã?”, de Catarina Aires, da Faculdade de Ciênciais Sociais e Humanas (NOVA FCSH), venceu o primeiro prémio do Concurso de Escrita da NOVA - NOVA ESCRITA. “Um texto sobre a passagem do tempo e os seus efeitos quando se está isolado”, pode ler-se no comunicado do painel de jurados do concurso. Em “Amanhã?”, a narradora vai-se “progressivamente apagando do mundo que deixa de lhe ligar, numa forma de solidão extrema em que até o telemóvel deixa de funcionar”.

Os efeitos do isolamento causado pela experiência pandémica de 2020 são, aliás, o denominador comum de todos os textos premiados no NOVA ESCRITA. Em segundo lugar ficou “Mais com menos”, de José Almeida, da NOVA School of Law, que o painel de jurados definiu como “um exercício de sarcasmo arriscadíssimo, que nos primeiros momentos não conseguimos sequer ter vontade de ler, ao parecer escrito por um Dr. Mengele dos nossos tempos”. Já Inês Costa da NOVA FCSH viu “Rostos de amanhã” ser distinguido com o terceiro prémio do júri. Uma “história de ficção científica”, onde se revela que a narradora “vai sobreviver” e se traça uma visão optimista do futuro.

Reunido a 7 de outubro de 2020, o painel de jurados foi presidido por Paula Machado (Administradora Executiva dos SASNOVA), constituído também por Djaimilia Pereira de Almeida (escritora), Rui Cardoso Martins (escritor e professor da NOVA FCSH) e João Albuquerque Carreiras (Gabinete de Cultura, Comunicação e Imagem dos SASNOVA). O júri destacou a “qualidade da escrita” e a “forma franca” como os textos respondem à “experiência do confinamento e da solidão”.

No âmbito do concurso será efectuada uma publicação, no lançamento da qual serão entregues os prémios.