pixel NOVA integra projeto europeu de criação de gestores de edifícios históricos do futuro | Universidade NOVA de Lisboa

PALAMUSTO - Research and Training for the Palace Museum of Tomorrow é uma ação Marie Curie ITN, liderada pela Universidade de Louvaina e da qual a NOVA faz parte.

PALAMUSTO - Research and Training for the Palace Museum of Tomorrow é uma ação Marie Curie ITN (Innovative Training Network), aprovada pelo H2020, com um financiamento de 2.500.000 euros. O Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA e a Parques de Sintra-Monte da Lua são os parceiros portugueses.

O objetivo é criar gestores de edifícios históricos do futuro, aliando uma sólida formação académica em história da arte e arquitectura, através de formações das Universidades parceiras (Louvaina, Utrecht, Varsóvia, Munique e NOVA) ao ensino das melhores práticas profissionais em gestão patrimonial, através de serviços prestados pelo Ministério da Educação, Cultura e Ciência, Holanda; Castelo e Jardins de Baden-Württemberg, Alemanha; e Parques de Sintra – Monte da Lua, Portugal.

Os alunos frequentarão os programas de doutoramento das universidades envolvidas, complementados por um conjunto de acções promovidas pelos membros do projeto nos vários países participantes, incluindo estágios profissionais e de investigação, reuniões científicas, escolas de verão, entre outros, de que resultará uma formação abrangente e internacional.

O PALAMUSTO resulta de iniciativa de um conjunto de investigadores que se reuniram originalmente numa rede internacional financiada pela European Science Foundation chamada Palatium (2010-2015), da qual a NOVA já fazia parte.