pixel NOVA recebe Universidade de Leiden numa conferência sobre a Lei Laboral portuguesa | Universidade NOVA de Lisboa

No passado dia 31 de janeiro, um grupo de professores e estudantes da Universidade holandesa de Leiden visitou a Universidade NOVA.

No âmbito da visita da Universidade de Leiden à Universidade NOVA de Lisboa, o Professor José João Abrantes, Catedrático da Faculdade de Direito e Pró-Reitor da nossa Universidade, proferiu, na sala do Senado da Reitoria, uma conferência sobre o tema “Recent developments of the Portuguese Labour Law”, a que se seguiu um interessante debate, muito participado por todos os presentes.

A comitiva holandesa era chefiada pelo Professor Barend Barentsen, que, tal como o Professor José João Abrantes, é igualmente membro da prestigiada ELLN – European Labour Law Network, rede europeia de juristas do trabalho, com participação de cerca de 40 países europeus, incluindo todos os países da EU (cada um com um único representante), cuja Conferência Constitutiva teve lugar em Hagen, na Alemanha, em 2005 e cujo objectivo inicial era o Restatement do Direito do Trabalho europeu (Study Group on a Restatement of European Labour Law). Em Dezembro de 2007, porém, passou a ser igualmente a Rede Europeia de Peritos para aconselhamento da Direcção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades da Comissão Europeia.

Além do Professor José João Abrantes, participou igualmente neste evento o Professor João Zenha Martins, da Faculdade de Direito e membro do Conselho Geral da NOVA.

As duas delegações ficaram de estudar formas de aprofundamento da cooperação entre as duas universidades, nomeadamente através de programas de mobilidade de professores e estudantes e outras modalidades de intercâmbio académico.