pixel NOVA recebe universidades de Cambridge e de Lancaster para Workshop Research in Latin America | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA recebe universidades de Cambridge e de Lancaster para Workshop Research in Latin America

O evento teve como objetivo explorar oportunidades de colaboração para que investigadores com formações distintas possam trabalhar em projetos conjuntos com impacto na América Latina.

Research in Latin America

No dia 16 de abril, a Universidade NOVA de Lisboa organizou, em colaboração com a Universidade de Cambridge, o workshop Research in Latin America. O evento, promovido pelo NOVA In the Globe, reuniu investigadores de Cambridge e da NOVA, de várias áreas e de todas as escolas da universidade, que realizam investigação aplicada na América Latina, e teve a Universidade de Lancaster como convidada especial.

O evento teve como objetivo explorar oportunidades de colaboração para que investigadores com formações distintas possam trabalhar em projetos conjuntos com impacto na América Latina.

Procurando estimular o desenvolvimento de ideias para projetos colaborativos e multidisciplinares, os participantes foram divididos em quatro sessões temáticas: Development EconomicsHealth ScienceScience & Technology and Social Sciences & Humanities.

O evento contou com a presença do Vice-Reitor da NOVA,Professor João Amaro de Matos, mas também dos professores Emanuel GomesJoão CrespoAlexandre Abrantes e Pedro Cardim, especialistas nas diferentes áreas temáticas abordadas, e ainda de investigadores da Cambridge Global Challenges (CGC), um centro transversal da Universidade de Cambridge que tem como objetivo promover a investigação multidisciplinar com impacto em países em desenvolvimento, bem como de investigadores da Universidade de Lancaster.

A criação do NOVA Instituto de Desenvolvimento Global (NOVA In The Globe) é uma das apostas estratégicas da NOVA que, à semelhança do modelo do Cambridge Global Challenges (CGC), é concebido como um centro transversal a toda a instituição que promove a convergência e a interdisciplinaridade de áreas e cuja investigação é guiada por objetivos de desenvolvimento sustentável.

A Conferência Research in Latin America foi a terceira ação promovida no âmbito da criação deste Instituto, sucedendo à Conferência Research in Africa, também em parceria com a Universidade de Cambridge, e à Conferência Research in Europe, em parceria com a Universidade de Lancaster, que tiveram lugar na Reitoria da NOVA em outubro de 2018 e janeiro de 2019, respetivamente.