pixel NOVA recebe YERUN Research Workshop sobre Saúde e Envelhecimento | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA recebe YERUN Research Workshop sobre Saúde e Envelhecimento

Nos dias 17 e 18 de junho teve lugar, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa e no Colégio de Campolide, o YERUN Research Workshop - Health and Ageing, Digital Health and New Technologies.

O evento teve como objetivo ser um veículo para os parceiros do YERUN trocarem ideias de pesquisa, obterem uma melhor compreensão da especialização complementar na investigação temática do workshop e desenvolverem ideias para novos projetos e futuras colaborações. Desta forma, os investigadores tiveram oportunidade de trabalhar em conjunto ideias alinhadas com as oportunidades de financiamento da UE e para adquirirem novos contactos em toda a rede.

No primeiro dia decorreu a cerimónia de abertura, que contou com a presença do Professor José Fragata, Vice-Reitor da NOVA, da Secretária-Geral do YERUN Silvia Gomez Recio, em representação da Presidência do YERUN, e ainda da Professora Helena Canhão, Coordenadora do grupo NOVAsaúde Ageing.

Foi também neste dia que foi atribuída a  Bolsa de Investigação Bayer | NOVAsaúde Ageing 2018, uma parceria entre a Bayer e a Universidade NOVA de Lisboa. Este prémio foi entregue pela Dr.ª Isabel Fonseca Santos, Bayer Medical Director, à Dr.ª Conceição Balsinha e ao Professor Manuel Gonçalves Pereira.

O projeto que está a ser desenvolvido, intitulado “Dementia in primary care: the patient, the carer and the doctor in the medical encounter”, centra-se nas pessoas com demência, incluindo doença de Alzheimer, debruçando-se sobre as barreiras e os facilitadores da comunicação clínica nos cuidados de saúde primários em Portugal.

No segundo dia tiveram lugares vários workshops sobre ampliação e transferência de soluções inovadoras envolvendo ferramentas digitais no atendimento; previsão de risco antecipado personalizado e prevenção e intervenção baseada em tecnologias de Inteligência Artificial e Big Data; diagnóstico digital - desenvolvimento de ferramentas para apoiar decisões clínicas, integrando vários dados de diagnóstico e ainda intervenções de saúde. Nas sessões estiveram presentes membros da Università degli Studi di Roma "Tor Vergata", da Universidad Carlos III Madrid, da Brunel University London, da Universitat Bremen, da Université Paris-Dauphine e ainda da Universidad Autónoma Madrid.

No final do segundo dia, os participantes puderam ainda contar com uma apresentação sobre o programa H2020, levada a cabo pela Dr.ª Patrícia Calado, the national contact point for the H2020 program.