pixel NOVA recebeu encontro de líderes académicos europeus e chineses | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA recebeu encontro de líderes académicos europeus e chineses

A Universidade NOVA de Lisboa recebeu nos dias 4 e 5 de maio personalidades de instituições Europeias e Chinesas para um workshop sobre gestão e liderança académica no contexto da inovação e internacionalização do Ensino Superior. O evento foi promovido pelo LEAD, um projeto apoiado pela Comissão Europeia através da Ação Chave 2 (Cooperação para a Inovação e Boas Práticas no Ensino Superior) do Programa Erasmus+ que liga figuras relevantes nas área da governação académica num consórcio liderado pela Vrije Universiteit Brussel, na Bélgica.

O principal objetivo do projeto é apoiar insituições de Ensino Superior chinesas no desenvolvimento de capacidades de liderança perante os desafios de internacionalização. Entre as atividades do projeto destacam-se workshops para líderes académicos, ações de formação, preparação de instrumentos de capacitação (curso online e website) e conferências sobre os temas em questão.

Para João Sàágua, vice-reitor da Universidade NOVA de Lisboa para a área da Internacionalização, “ este encontro de líderes académicos Europa/China que a NOVA recebeu é, acima de tudo, um facilitador e acelerador de processos para a internacionalização de instituições de ensino superior.  A Universidade NOVA de Lisboa, através do Erasmus+, tem reforçado a sua missão na prestação do serviço público em prol da formação, da qualificação e da cooperação internacional.”

A Networks of Universities from the Capitals of Europe (UNICA), um dos parceiros do consórcio, realizou ainda a par do projeto um seminário de Reitores com foco nas relações Europa-China.

Saiba mais sobre o evento e sobre o projeto LEAD.