pixel A NOVA SBE acolheu a EFA 2019, a maior conferência da Europa na área das Finanças. | Universidade NOVA de Lisboa

O encontro anual da European Finance Association (EFA) 2019 teve lugar em Portugal, na Nova SBE, em Carcavelos. O Professor Miguel Ferreira foi o responsável pelo Programa Académico da EFA 2019.

A NOVA School of Business and Economics (Nova SBE) acolheu, entre os dias 21 e 24 de agosto, o 46.º encontro anual da European Finance Association, a maior conferência de Finanças na Europa. Este encontro anual tem como objetivo a apresentação e discussão de estudos na área de finanças da empresa, mercados financeiros e banca e incluiu, na sua passagem por Portugal, 81 sessões e 243 estudos apresentados ao longo dos três dias na sede da Nova SBE, em Carcavelos.

Contando com a presença de personalidades como Andreas Hoepner (University College de Dublin), Pedro Matos (Darden School of Business), Adair Morse (UC Berkeley), Zacharias Sautner (Frankfurt School of Finance & Management), Maria José Campos (Millenium BCP), Afonso Eça (Nova SBE), Leonardo Gambacorta (Bank for International Settlements) e Xavier Vives (IESE), entre outros, um dos momentos altos do encontro foi a intervenção Andrei Shleifer. Professor de Economia da Universidade de Harvard, Shleifer é um dos economistas mais citados do mundo. No decorrer do seu discurso Andrei Shleifer falou do seu livro, A Crisis of Beliefs: Investor Psychology and Financial Fragility, perguntando: «Qual o interesse das pessoas em crises financeiras? A resposta é ainda existem muitas questões importantes a serem respondidas, como a estabilidade financeira e os riscos, crenças e expectativas sobre o comportamento económico, e consequentes repercussões.»

Miguel Ferreira, Professor e Presidente do Conselho Científico da Nova SBE e Responsável pelo Programa Académico da EFA 2019, fez questão de sublinhar o contributo da Nova SBE no campo da investigação. «Nos últimos 10 anos, a escola construiu um grupo de sucesso em finanças com 14 investigadores ativos. A nossa identidade passa por ter um grupo colegial, onde os investigadores se apoiam uns aos outros com uma forte ênfase no desenvolvimento de futuros jovens investigadores.», afirmou.