pixel Nuno Maulide do ITQB NOVA eleito "Cientista do ano" na Áustria | Universidade NOVA de Lisboa

Nuno Maulide do ITQB NOVA eleito "Cientista do ano" na Áustria

Nuno Maulide, professor convidado do ITQB NOVA,  distinguido "Cientista do Ano" na Áustria

Nuno Maulide cientista português

A distinção "Cientista do Ano" ao químico orgânico português Nuno Maulide foi hoje anunciada em Viena pelo Clube de Jornalistas de Ciência e Educação austríaco. Nuno Maulide é professor catedrático na Universidade de Viena e professor convidado do ITQB Universidade Nova de Lisboa.

Este prémio é atribuido anualmente desde 1994 aos investigadores que têm dado contributos notáveis para a ciência e para a sua divulgação junto do grande público, contribuindo para o aumento da cultura científica dos cidadãos. O "cientista do ano" é eleito pelos cerca de 150 membros da associação, que incluem os principais meios de comunicação social austríacos. É a primeira vez que um português (e um químico) recebe esta distinção.

"Foi uma surpresa e uma honra receber esta distinção, que para além do meu trabalho como cientista premeia a forma como tenho comunicado a investigação a que o meu grupo se tem dedicado aqui em Viena. A Química é um dos campos científicos menos presente nos media e será excelente que esta distinção permita falar mais sobre o tema. Há uma tendencia para ver a Química como algo muito complexo, quando na verdade a minha experiência pessoal mostra precisamente o contrário. A Química é algo de tao presente no nosso dia-a-dia que é sempre surpreendente para as pessoas quão acessível e intuitiva ela pode ser. " disse Nuno Maulide. "Enquanto cientistas, é nosso dever sair das paredes dos nossos institutos e conseguir explicar o que fazemos de forma a que qualquer pessoa possa perceber e, mais ainda, gostar de ouvir e querer saber mais. A ciência é fascinante e cabe-nos a nós, investigadores, contagiarmos as pessoas com a nossa paixão e interesse."

O cientista já foi vencedor de 3 bolsas do European Research Council (ERC), em 2011 (starting grant), 2016 (consolidator grant) e 2018 (proof of concept). É membro correspondente da Academia das Ciencias austríaca.

Fonte: ITQB NOVA

Foto:Christoph Liebentritt