pixel Paula Alves eleita para a US National Academy of Engineering | Universidade NOVA de Lisboa

Paula Alves eleita para a US National Academy of Engineering

Paula Marques Alves, CEO do iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, Investigadora Principal no ITQB NOVA – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa, e Professora na Universidade NOVA de Lisboa, foi esta semana eleita para a US National Academy of Engineering (NAE - Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos).

Esta eleição está entre as mais prestigiadas distinções concedidas em engenharia. A US National Academy of Engineering reconhece e elege membros que fizeram contribuições notáveis para a "investigação, prática ou educação de engenharia, incluindo contribuições significativas para a literatura científica em engenharia" e para "o desenvolvimento de novas áreas da tecnologia, grandes contribuições para o avanço de áreas tradicionais da engenharia, ou o desenvolvimento e implementação de abordagens inovadoras para a educação em engenharia". Segundo nota de imprensa da NAE, a distinção da Professora Paula Alves justifica-se “pela sua liderança nas áreas de produção de biológicos, produção de medicamentos inovadores e pela sua contribuição na criação de pontes entre a academia e a indústria”.

Nas palavras da Professora Paula Alves: “É uma grande honra ter sido eleita para uma das mais prestigiadas academias de engenharia do mundo. É um reconhecimento do impacto do meu contributo para o avanço de produtos biológicos inovadores mas também do meu empenho em formar cientistas e engenheiros nestas áreas, tentando sempre transmitir a relevância de juntar o conhecimento, experiência e realidades do mundo académico e da industria. É a multidisciplinaridade e a atitude de resolução de problemas, característica dos engenheiros, que me inspira. É uma honra que me chega acompanhada de algumas responsabilidades, uma vez que as academias dos EUA são organizações de serviço público, e não organizações honoríficas. Para mim, enquanto mulher, esta responsabilidade é ainda maior uma vez temos que trabalhar para cativar mais jovens mulheres para o mundo das Engenharias onde continuamos a ter um grande desequilíbrio de género”.

A eleição de novos membros da NAE é o culminar de um processo longo de seleção. A Professora Paula Alves está entre os 23 novos membros estrangeiros e os 106 norte-americanos eleitos em 2021. A NAE tem desde ontem 2355 membros dos EUA e 298 membros estrangeiros. Os elementos agora eleitos serão investidos membros da NAE numa cerimónia a realizar em Washington, em Outubro de 2021, durante o encontro anual da Academia.

Sobre a US National Academy of Engineering

A US National Academy of Engineering é um dos três ramos da prestigiada US National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. Fundada em 1964, a US National Academy of Engineering é uma instituição privada, independente, sem fins lucrativos que coloca a engenharia de excelência ao serviço da nação (EUA). A sua missão é promover o bem-estar da sociedade, promovendo a profissão de engenharia e mobilizando conhecimentos e experiência dos seus destacados membros para fornecer aconselhamento independente ao governo federal sobre questões que envolvem a engenharia e a tecnologia.